MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ex-assessor do TJ/PI confessa que fraudou mais de 100 processos
Depoimento

Ex-assessor do TJ/PI confessa que fraudou mais de 100 processos

João Gabriel Costa Cardoso detalhou à Polícia Civil como burlou sistema do tribunal e intermediou alterações em processos judiciais.

Da Redação

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Atualizado às 15:48

O ex-assessor do TJ/PI, João Gabriel Costa Cardoso, confessou à Polícia Civil que participou de esquema de fraudes em mais de 100 processos que tramitaram na Corte. Preso em outubro do ano passado, ele detalhou a vulnerabilidade que explorou no sistema do tribunal e a forma como os desvios ocorriam, envolvendo advogados e intermediários.

Em seu depoimento, João Gabriel explicou que identificou uma fragilidade no sistema do TJ/PI que permitia a alteração do e-mail de servidores cadastrados. Com essa mudança, era possível solicitar uma nova senha e assumir o perfil do servidor no PJe.

O ex-assessor disse que o esquema envolvia a criação de acessos remotos para um desembargador e o uso desses logins para a manipulação dos processos. Ele detalhou que, por meio de uma ferramenta, conseguiu solicitar a mudança do e-mail funcional do magistrado, seguindo orientações do próprio sistema de suporte interno do tribunal.

"Eu solicitei isso através do GLPI. O sistema entrou em contato comigo informando que, para solicitar a senha, eu teria que alterar o e-mail do desembargador, que estava utilizando um e-mail pessoal, para o e-mail funcional. Eles me ensinaram o passo a passo e eu fiz", confessou.

Pagamento e participação de intermediários

João Gabriel revelou que o esquema envolvia uma terceira pessoa ligada ao gabinete em que trabalhava. Essa pessoa intermediava os pagamentos entre advogados e os responsáveis pelas alterações processuais.

"Eu não sei te informar o valor total movimentado, eu sei o valor que eu recebi. Essa terceira pessoa era quem intermediava os pagamentos. O advogado cobrava do cliente e repassava o valor para essa pessoa, que então me passava a parte que era minha", explicou.

Segundo ele, uma planilha contendo mais de 100 processos fraudados foi armazenada em um local que não está no computador. Ele também mencionou que o login do PJe facilitava o acesso aos processos e permitia que assinaturas fossem feitas remotamente sem a necessidade de um token de segurança.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS