CEDES completa 21 anos em 2025 e expande sua atuação acadêmica
A organização encontra-se apta a pleitear a aprovação do projeto de Doutorado Profissional em Direito.
Da Redação
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Atualizado às 15:55
O CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social, que, em 2025, completa 21 anos, é um think tank sem fins lucrativos, dedicado a pesquisar temas jurídico-econômicos de importância para o Brasil. Há cinco anos, obteve autorização do Ministério da Educação/CAPES para oferecer mestrado profissional em Direito, Justiça e Impactos na Economia. Essa espécie de mestrado distingue-se pela aplicação direta do conhecimento, buscando, sem descurar a pesquisa pura, adaptá-la em soluções concretas e inovadoras para desafios reais e imediatos do mercado e do Sistema de Justiça.
O CEDES já outorgou cerca de quarenta títulos de mestre a profissionais mid-career (magistrados, promotores, procuradores, registradores, advogados etc.), que desejam aprimorar suas competências para uma aplicação incontinente. A outorga deu-se após cada qual ter sido aprovado em disciplinas, bem como ter publicado ao menos dois artigos e uma dissertação.
Tendo a nota recebida quando da autorização do mestrado sido recentemente aumentada em razão de sua evolução, o CEDES encontra-se apto a pleitear a aprovação do projeto de Doutorado Profissional em Direito, com ênfase em questões jurídicas e socioambientais, essenciais no contexto brasileiro atual.
Na audiência concedida pelo dr. Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, aos dirigentes do CEDES João Grandino Rodas e Thomas Law, discutiu-se, além da relevância dos programas de mestrado e doutorado profissionais, o papel da educação internacional, que expande os horizontes acadêmicos e permite o conhecimento prático dos métodos do Direito Comparado e da Análise Econômica do Direito.
Informou-se ao vice-presidente que, aos alunos do CEDES, possibilitou-se, nos últimos quatro anos, a aquisição de créditos presenciais nas Universidades de Salamanca, de Bolonha e de Zhejiang, na China. Também foi destacado que o CEDES, tanto como think tank quanto como Instituição de Ensino Superior, coloca-se à disposição do Poder Público, em suas diversas esferas, para participar do debate de temas jurídicos, econômicos e sociais, oferecendo, assim, contribuição para a construção de soluções inovadoras e eficazes aos desafios contemporâneos.