Elon Musk volta a provocar Moraes no X: "Tem bens nos EUA?"
Secretário de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, Elon Musk comentou post sobre Moraes, e considerou "interessante" suposta sanção.
Da Redação
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Atualizado às 15:11
A queda de braço entre Elon Musk e Alexandre de Moraes ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira, 24. O dono do X discutiu, rede social, possíveis sanções ao ministro do STF.
O debate se deu a partir de um post feito por Mario Nawfal, que publicou um texto com o seguinte título (traduzido): "Alexandre de Moraes: Big tech é uma 'máquina fascista' de poder e lucro".
Elon Musk respondeu ao post, questionando: "De Moraes possui propriedades nos Estados Unidos?"
O embate se dá dias após Moraes determinar que o X pague imediatamente uma multa de R$ 8,1 milhões devido à recusa da plataforma em fornecer informações sobre uma conta administrada pelo blogueiro Allan dos Santos.
O post foi respondido por Paulo Figueiredo, comunicador brasileiro que teve suas contas nas redes sociais banidas por Moraes, juntamente com Allan dos Santos e Marcos do Val, e que hoje vive nos Estados Unidos.
Paulo respondeu que o ministro não precisa ter (bens nos EUA), e que, assim que for adicionado à lista do SND (Nacionais Especialmente Designados, lista que reúne terroristas, traficantes etc) do OFAC - Office of Foreign Assets Control, as instituições financeiras travam suas contas bancárias, inclusive as do Brasil. "O presidente Trump pode fazer isso a qualquer momento, a seu critério, por meio da Lei Magnitsky", diz.
Musk responde: "Interessante".
O post de Paulo Figueiredo foi removido posteriormente, em resposta à ordem de Moraes de banir suas publicações.
Elon Musk também interagiu com uma outra postagem na qual Nawfal questiona se Moraes "teria tirado o dinheiro dele dos Estados Unidos". O bilionário respondeu: "Parece que ele está tentando esconder seus bens".
Perfil desativado
Conforme noticiado pelo Migalhas, na última sexta-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes desativou sua conta no X. A informação foi confirmada pela assessoria do STF, que esclareceu que o magistrado já não utilizava o perfil desde janeiro de 2024.
A atitude se deu após notícias do dia 19 de que o ministro é alvo de ação nos EUA pela empresa Trump Media e pela plataforma de vídeos Rumble, sob a alegação de violação da soberania americana. O processo tramita em um dos distritos do Tribunal Federal na Flórida e contesta a ordem do ministro para a suspensão da conta do blogueiro Allan dos Santos na plataforma.