"Prolegômeno, não": Ministros do STF brincam com juridiquês em sessão
Termos como "encômios", "sumoareópago" e "efeméride" geraram piadas durante a sessão da Corte.
Da Redação
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Atualizado às 17:36
Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 20, em que o STF analisava a validade de uma norma estadual sobre a primazia das remoções em relação às promoções por merecimento e antiguidade, os ministros fizeram piadas com termos do "juridiquês".
Tudo começou quando o ministro Nunes Marques iniciou seu voto afirmando: "eu já vou adotar o prolegômeno feito por vossa excelência como relatório e passo direto ao voto então".
O ministro Flávio Dino, em tom de brincadeira, rapidamente corrigiu: "prolegômeno não... propositadamente. Porque daqui a pouco vossa excelência vai dizer 'sumo areópago'. Aí mesmo aqui vai complicar".
O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso entrou na conversa, relembrando uma situação do CNJ. "Esses dias tivemos que vetar também encômios", brincou.
Efeméride?
Mais adiante na sessão, o ministro Gilmar Mendes fez cumprimentos a Flávio Dino por estar prestes a completar um ano na Corte.
"Queria aproveitar antes também para cumprimentar esse primeiro ano, essa efeméride que é a presença do ministro Flávio Dino."
Assim, o ministro Barroso questionou o uso do termo, e Flávio Dino, sem perder o ritmo, respondeu com bom humor, tranquilizando de que ele entendeu o "juridiquês".
Veja os momentos: