MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz extingue ação contra banco por falta de tentativa de conciliação
Exigência processual

Juiz extingue ação contra banco por falta de tentativa de conciliação

Cliente não comprovou a tentativa de resolver o impasse antes de ajuizar a ação, requisito obrigatório estabelecido pelo TJ/MG.

Da Redação

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Atualizado às 12:45

Juiz de Direito Rodrigo Braga Ramos, da 2ª vara Cível de Ipatinga/MG, extinguiu ação contra banco por falta de comprovação de tentativa de solução extrajudicial.

Segundo o magistrado, a cliente não seguiu o entendimento vinculante do IRDR 91 do TJ/MG, ao buscar transformar um cartão de crédito consignado em empréstimo comum e reaver valores descontados.

 (Imagem: AdobeStock)

Juiz extingue ação contra banco porque cliente não tentou acordo antes do processo, como exige o TJ/MG.(Imagem: AdobeStock)

Nos autos, consta que a cliente solicitou a conversão do cartão de crédito com RMC - reserva de margem consignável em empréstimo consignado, além da restituição de valores e indenização por danos morais.

Ao analisar o pedido, o juiz destacou que, conforme o art. 927, III, do CPC, juízes e tribunais devem seguir as teses jurídicas firmadas em IRDRs - Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas.

No caso, o IRDR 91 do TJ/MG estabelece que, em ações relacionadas a relações de consumo, o interesse de agir está condicionado à comprovação de uma tentativa prévia de solução extrajudicial antes do ajuizamento da ação.

Com isso, a cliente foi intimada a complementar a petição inicial com documentos que comprovassem essa tentativa de resolução. No entanto, não se manifestou dentro do prazo.

Posteriormente, argumentou que a exigência não seria necessária, fundamentando-se no princípio da inafastabilidade da jurisdição.

O magistrado, no entanto, reforçou que a exigência tem caráter vinculante e deve ser observada por todas as partes e pelo próprio juízo.

Diante da ausência de comprovação da tentativa extrajudicial, concluiu pela falta de interesse de agir e determinou a extinção do processo sem resolução do mérito, nos termos do art. 485, VI, do CPC.

O escritório Dias Costa Advogados atua pelo banco.

Leia a decisão.

Dias Costa Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...