MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Dias Toffoli anula atos da Lava Jato contra Palocci
Vaza Jato

Ministro Dias Toffoli anula atos da Lava Jato contra Palocci

Decisão foi fundamentada na tese de conluio entre o ex-juiz Federal Sergio Moro e membros do MPF.

Da Redação

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Atualizado em 20 de fevereiro de 2025 07:24

Ministro Dias Toffoli declarou a nulidade absoluta de todos os atos praticados contra o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, nos processos vinculados à operação Lava Jato.

A decisão foi fundamentada na existência de conluio entre o ex-juiz Federal Sergio Moro e membros da força-tarefa do MPF em Curitiba/PR.

Direitos iguais

Palocci requereu a extensão dos efeitos de decisão anteriormente concedida a Marcelo Odebrecht, que também teve atos processuais anulados pelo STF.

Argumentou que foi alvo das mesmas práticas ilegais já reconhecidas pelo tribunal, incluindo conluio entre acusadores e o magistrado responsável pelos casos na 13ª vara Federal de Curitiba.

Segundo a defesa, mensagens obtidas na "Operação Spoofing" revelaram que Moro orientava estratégias da acusação, sugeria treinamentos para procuradores melhorarem o desempenho e coordenava atos processuais de forma ilegal.

Em um dos trechos destacados, Moro chega a afirmar que Palocci era um "degrau" importante para viabilizar a perseguição política contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Ministro Dias Toffoli anulou atos da Lava Jato contra Antonio Palocci.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Fora dos limites

Ao deferir o pedido, Toffoli destacou que "a parcialidade do juízo da 13ª vara Federal de Curitiba extrapolou todos os limites" e que "os constantes ajustes e combinações realizados entre o magistrado e o Parquet representam verdadeiro conluio a inviabilizar o exercício do contraditório e da ampla defesa pelo requerente".

O ministro também mencionou decisões anteriores do Supremo que apontaram manipulação processual, uso político da operação e ilegalidades cometidas para pressionar delatores.

Relatório do CNJ foi citado para corroborar a existência de irregularidades na gestão de recursos provenientes dos acordos da Lava Jato.

"O estudo mais aprofundado do material colhido revelou um complexo sistema de captura do Poder Judiciário e do Ministério Público para o desenvolvimento de projetos pessoais e políticos", afirmou Toffoli.

O ministro ainda ressaltou que "a estratégia processual adotada entre magistrado e procuradores visava à obtenção de condenações a qualquer custo".

Apesar da anulação, Toffoli ressaltou que o acordo de delação premiada firmado por Palocci permanece válido, uma vez que não foi objeto do pedido de revisão.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...