Trench Rossi Watanabe assessora AccorInvest e Trimble em negócios
As operações foram realizadas nos setores hoteleiro e de tecnologia.
Da Redação
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Atualizado às 14:04
Trench Rossi Watanabe assessorou duas operações estratégicas recentemente concluídas, reforçando sua atuação de destaque nos setores hoteleiro e de tecnologia.
O escritório representou a AccorInvest na venda do hotel Ibis Budget Porto Alegre e auxiliou a Trimble na venda de sua unidade de telemática de transporte no Brasil, como parte de uma transação global com a Platform Science.
Na primeira operação, o escritório assessorou a AccorInvest na venda do Ibis Budget Porto Alegre para um investidor local, que continuará operando o hotel após um processo de modernização.
A equipe do Trench Rossi Watanabe atuou na negociação, estruturação e implementação de todos os documentos relevantes, incluindo a escritura pública de compra e venda, contrato de transferência de ativos e garantia bancária.
"Essa transação reforça a expertise do nosso time em operações estratégicas no setor hoteleiro, lidando com todas as garantias necessárias para viabilizar a operação com segurança", destaca Anna Mello, sócia de Trench Rossi Watanabe.
O time envolvido na operação contou com os sócios Anna Mello e Marcel Nunes, além dos associados João Francisco Brandão e João Miguel Damous.
Essa transação faz parte do plano estratégico da AccorInvest de venda de ativos na América Latina, que incluiu a maior operação hoteleira do Brasil em 2024, também assessorada por Trench Rossi Watanabe, na qual mais de 20 hotéis foram adquiridos pelo Banco BTG Pactual S.A.
Já no setor de tecnologia, Trench Rossi Watanabe assessorou a Trimble na venda de sua unidade de telemática de transporte no Brasil para a Platform Science, como parte de uma transação global na qual a Trimble se tornou acionista da compradora.
A operação busca acelerar a inovação no setor de transporte, permitindo que clientes acessem soluções tecnológicas sem necessidade de troca de hardware.
No Brasil, o deal teve desafios significativos, incluindo uma reestruturação societária prévia para a segregação do negócio de transporte da Trimble.
O processo envolveu a incorporação de uma nova entidade no país, obtenção de licenças regulatórias e um spin-off parcial para alinhar a conclusão da transação ao fechamento global.
Além disso, a operação exigiu coordenação entre diversas áreas jurídicas, como trabalhista, propriedade intelectual, contratos, regulatório e tributário, abrangendo impactos em múltiplas jurisdições.
"Foi uma operação altamente complexa, que exigiu um trabalho multidisciplinar para garantir que a estrutura jurídica estivesse alinhada ao fechamento global. Nosso time atuou de forma estratégica para assegurar a segregação do negócio e a transferência eficiente dos ativos e contratos no Brasil", explica Mauricio Pacheco, sócio de Trench Rossi Watanabe.
A equipe do escritório contou com o sócio Mauricio Pacheco e os associados Victor Sigaud, Gustavo Freitas e Felipe Kang. A operação teve, também, a atuação de Ana Veschi, advogada interna da Trimble.