MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa que desrespeitou nome social indenizará funcionário trans
Discriminação

Empresa que desrespeitou nome social indenizará funcionário trans

Decisão destaca a importância do respeito à identidade de gênero no ambiente de trabalho.

Da Redação

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Atualizado em 21 de fevereiro de 2025 15:09

Empresa de telemarketing deve indenizar funcionário trans por danos morais decorrentes de discriminação de gênero no ambiente de trabalho. Na sentença, o juiz do Trabalho Humberto Halison de Carvalho, da 12ª vara de João Pessoa/PB, observou que a conduta configurou desrespeito à dignidade humana.

O operador relatou que, desde o processo seletivo para contratação, se identificou como homem transexual, cujo nome social constava em seu crachá e em documentos internos da empresa. Contudo, a empregadora teria ignorado e, por diversas vezes, tratado o funcionário pelo nome morto, ou seja, aquele utilizado antes da retificação.

Nesse sentido, afirmou que a conduta teria causado danos à sua saúde psicológica, conforme demonstrado por documentação médica anexada ao processo.

Em sua defesa, a empresa negou as acusações, argumentando que não expôs o operador a situações vexatórias. Também informou que conta com políticas internas de inclusão e respeito à diversidade no ambiente de trabalho.

 (Imagem: Freepik)

Funcionário trans que sofreu discriminação de gênero será indenizado.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que a empresa tinha ciência da mudança de gênero e da denominação social do empregado, de forma que a conduta configurou desrespeito à dignidade humana.

"Tal condição caracteriza, de modo inequívoco, flagrante desrespeito à dignidade humana, aviltando uma condição pessoal que deve ser respeitada e cumprida por todas e todos, mediante a adoção de protocolos empresariais internos ágeis, eficazes e eficientes".

A decisão também observou o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero do CNJ (27/21), reconhecendo que o trabalhador foi vítima de preconceito e humilhação no local de trabalho.

O tribunal não informou o número do processo.

Com informações do TRT da 13ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...