Rede mineira, Supermercados BH compra concorrente Bretas no estado
Operação no valor de R$ 716 milhões inclui 54 supermercados, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição (CD) e outros ativos relacionados.
Da Redação
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
Atualizado às 18:10
Maior rede de supermercados de Minas Gerais, o Supermercados BH assinou um acordo com a chilena Cencosud para comprar todas as operações da concorrente Bretas no estado. O contrato, no valor de R$ 716 milhões, inclui 54 supermercados, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição (CD) e outros ativos relacionados.
A transação, que contou com a assessoria do Mattos Filho por parte da Cencosud, está sujeita à verificação de condições precedentes usuais à transações deste porte, incluindo, a aprovação do CADE. Atuaram no deal Eduardo Marques Souza, Jean Marcel Arakawa, Mariana Spoto Cobra, Paula Camara Baptista de Oliveira, Gil Falleiros Mendes, Alexandre Soares Andrade e Antonio Henrique Mariottoni Semeghini de Souza.
Atualmente, a rede Bretas conta com lojas nos modelos de supermercado e atacarejo nos estados de Minas Gerais e Goiás. No entanto, o acordo prevê apenas a venda das unidades mineiras, mantendo as 26 operações goianas sob o controle da Cencosud Brasil.
"Esta operação nos permitirá focar esforços e recursos em mercados de Brasil onde vemos melhores oportunidades de crescimento e rentabilidade", afirmou Rodrigo Larrain, CEO da Cencosud, em comunicado ao mercado.
Com a compra, o Supermercados BH reforça sua liderança no varejo mineiro e amplia sua escala de operação. Em 2024, o grupo faturou 17,3 bilhões de reais, sendo a maior rede de supermercados do estado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados.
Agora, a empresa se prepara para integrar as lojas adquiridas e avaliar sua expansão.
Fundado em 1996 por Pedro Lourenço, o Supermercados BH cresceu apostando em lojas na periferia e em cidades do interior, com preços competitivos e produtos de marcas populares. A estratégia sempre foi negociar bem com fornecedores e crescer em locais com pouca concorrência de grandes redes.
Hoje, a empresa fatura 17,3 bilhões de reais e é a quinta maior rede de supermercados do Brasil. No ranking nacional, fica atrás apenas de Carrefour, Assaí, Grupo Mateus e Pão de Açúcar. São cerca de 300 lojas próprias em 95 cidades, principalmente em Minas Gerais, mas também no Espírito Santo.
Com a compra do Bretas, a rede adiciona mais 54 pontos de venda e um novo centro de distribuição, fortalecendo sua capilaridade no estado.
Agora, além do crescimento no setor de supermercados, Lourenço amplia sua atuação no futebol. Em 2024, o empresário comprou a SAF do Cruzeiro, adquirindo a participação que era de Ronaldo, em uma transação de 600 milhões de reais.