MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Audiência na Aneel debate regras para distribuidoras de energia
Energia

Audiência na Aneel debate regras para distribuidoras de energia

Especialistas discutem impactos das novas exigências para renovação de concessões.

Da Redação

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Atualizado às 20:58

Abradee - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia participou no dia 5/2, de audiência com o diretor geral da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, e as equipes jurídica e técnica da agência, tratando das novas condições impostas às distribuidoras de energia que tiverem interesse em prorrogar os seus contratos de concessão. A discussão está submetida à relatoria da diretora Agnes Aragão da Costa.

O presidente executivo da entidade, Marcos Madureira, esteve presente, acompanhado do gerente jurídico, Thiago Lóes, e do diretor executivo de Regulação, Ricardo Brandão.

Na oportunidade, o constitucionalista Saul Tourinho Leal, sócio do Tourinho Leal Drummond de Andrade Advocacia, apresentou os pontos centrais do parecer que elaborou a pedido da Abradee sobre o tema, destacando:

A convivência entre o princípio da legalidade e o poder normativo da Aneel; direitos fundamentais aplicáveis também às concessionárias; o princípio da proporcionalidade e da vedação ao excesso; o impacto das decisões regulatórias sobre a segurança jurídica e a necessidade de um regime de transição adequado; a proteção constitucional da livre iniciativa, da defesa do consumidor e da liberdade de concorrência; o impedimento indevido de novos entrantes no mercado de comercialização de energia; e a possível configuração de abuso de poder regulatório.

 (Imagem: Divulgação)

Em audiência no dia 5/2, a Abradee e a Aneel discutiram a renovação de contratos das distribuidoras.(Imagem: Divulgação)

Na apresentação, Saul Tourinho Leal enfatizou a necessidade de se evitar a imposição unilateral de condições excessivas para as renovações e a cautela com qualquer iniciativa que, sem previsão legal, esvazie o direito fundamental de acesso à justiça.  

Para o diretor geral Sandoval de Araújo Feitosa Neto, a renovação trará importantes avanços para a melhoria da qualidade, da satisfação dos usuários, da resiliência das redes, sempre prezando pela estabilidade regulatória e segurança jurídica.

Confira aqui o parecer apresentado.

Tourinho Leal Drummond de Andrade Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP