MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialistas avaliam impacto da DeepSeek na segurança de dados
Proteção de dados

Especialistas avaliam impacto da DeepSeek na segurança de dados

Política de termos de uso da nova plataforma chinesa divide opiniões.

Da Redação

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Atualizado às 15:23

Impactando o mercado de tecnologia do Vale do Silício nas últimas semanas, a DeepSeek, startup chinesa que concorre com ChatGPT, entre outros chatbots, tem sido alvo de polêmicas quanto à privacidade e armazenamento de dados.

Levando em consideração as legislações mundiais no âmbito do Direito Digital e a brasileira, a pergunta que é fica é: A plataforma realmente segue as exigências da LGPD?

De acordo com Alexander Coelho, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, ainda é cedo para afirmar com precisão se os termos de uso da DeepSeek estão em total conformidade com a LGPD e demais normas internacionais de privacidade, como o GDPR europeu.

"No entanto, considerando o histórico de transparência limitado de empresas chinesas no que diz respeito à coleta e processamento de dados, há razões para preocupação", alerta o advogado.

Na visão de Luiz Fernando Plastino, advogado do Barcellos Tucunduva Advogados e especialista em Direito de Informática, os termos de uso são muito parecidos com os existentes em outras plataformas, tais como o ChatGPT. "É necessário o envio dos dados para que sejam feitas as perguntas para máquina, de forma que ela possa computar o que vai ler para responder", explica.

Uma diferença que foi apontada é que não existe uma possibilidade, em princípio, do usuário escolher não enviar tais dados para treinamento da máquina.

"Por outro lado, o modelo é em código aberto e você pode rodar sua própria instância separada no seu computador ou no seu servidor. Nesse caso, se você roda sua instância separada, ele é ainda mais seguro do que um ChatGPT, porque ele não vai enviar dados para fora", diz Plastino, reforçando que, no caso da DeepSeek, é possível rodar numa instância local, o que fica mais seguro para as empresas.

Mas assim como aconteceu no TikTok, que foi alvo de investigações e proibições em diversos países, incluindo os Estados Unidos, por suspeitas de que seus dados pudessem ser acessados pelo governo chinês, o aviso para a DeepSeek é semelhante, na visão de Coelho.

 (Imagem: Divulgação/M2 Comunicação e Renato Ramalho/M2 Comunicação)

Alexander Coelho e Luiz Fernando Plastino.(Imagem: Divulgação/M2 Comunicação e Renato Ramalho/M2 Comunicação)

"A China possui leis que obrigam empresas locais a fornecer dados ao governo, caso solicitado. Se a DeepSeek segue o mesmo modelo de coleta massiva de dados, sua popularidade pode se tornar uma ferramenta estratégica para Pequim, especialmente no treinamento de IA baseado em interações humanas globais", alerta o especialista.

Por fim, os especialistas analisam se a ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados terá de ter um posicionamento mais rígido quanto à essa e demais plataformas de IA.

"O Brasil vai precisar ser mais proativo na regulamentação e fiscalização de novas tecnologias, especialmente quando envolvem inteligência artificial e o processamento de grandes volumes de dados pessoais".

"A ANPD deve monitorar a DeepSeek para avaliar se a plataforma segue os princípios da LGPD, especialmente no que diz respeito ao consentimento dos usuários, minimização da coleta de dados e restrições de compartilhamento internacional", defende Coelho.

Já Plastino acredita que existam diversos tipos de IA generativa que rodam, basicamente, sob as mesmas premissas com relação a privacidade e todos eles apresentam pontos de ressalva.

"Não me parece que seja uma preocupação adicional simplesmente por vir do governo da China, país que o Brasil sempre manteve relações amigáveis, tanto quanto com outros países produtores de inteligência artificial".

"Talvez seja uma ideia interessante, na verdade, a própria ANPD avaliar esse modelo de forma mais próxima, justamente porque o código é aberto e, com isso, é possível aprender e ter alguns insights para ser aplicáveis para outros códigos", conclui.

Godke Advogados


Barcellos Tucunduva Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...