MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ação de advogado que atuou contra e a favor do mesmo homem é extinta
Trabalhista

Ação de advogado que atuou contra e a favor do mesmo homem é extinta

Advogado representava trabalhador e atuava, também, na defesa de ex-colega, que moveu ação contra a empresa alegando assédio moral praticado pelo próprio empregado.

Da Redação

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Atualizado às 10:48

A 3ª turma do TRT da 12ª região manteve a extinção de ação trabalhista devido à identificação de conflito de interesses na atuação do advogado. O tribunal concluiu que o profissional representava simultaneamente dois clientes em processos distintos, mas com versões opostas sobre os mesmos fatos.

O caso envolve o trabalhador, que ajuizou reclamação contra a empresa, questionando sua demissão por justa causa. No entanto, o mesmo advogado que o representava também atuava na defesa de uma ex-colega, que moveu ação contra a empresa alegando assédio moral praticado pelo próprio trabalhador.

No primeiro processo, patrocinado pelo advogado, uma trabalhadora alegava assédio moral praticado por seu superior hierárquico.

Já na segunda ação, o mesmo advogado defendia o suposto assediador, sustentando que ele tinha uma "carreira cristalina e ilibada" e que a justa causa aplicada era "totalmente infundada e injustificada".

 (Imagem: Freepik)

TRT-12 extingue ação por advogado atuar em casos semelhantes com versões opostas.(Imagem: Freepik)

O relator do caso, desembargador Reinaldo Branco de Moraes, destacou que a conduta do advogado violou os artigos 17 e 18 do Código de Ética e Disciplina da OAB, que vedam a representação simultânea de clientes com interesses opostos.

Segundo a decisão, "o conflito de interesses emerge cristalino, visto que o mesmo procurador apresenta versões fáticas totalmente díspares acerca dos mesmos eventos".

Diante disso, o TRT-12 negou provimento ao recurso do trabalhador e manteve a extinção da ação sem resolução do mérito. Além disso, determinou o envio de cópias da decisão para as seccionais da OAB de Santa Catarina e São Paulo, para apuração de eventual infração disciplinar.

Os advogados Maurício del Castillo e Jheniffer Tourinho, do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados, atuam na defesa da empresa.

Veja a decisão.

BARROSO FONTELLES, BARCELLOS, MENDONCA & ASSOCIADOS - ESCRITORIO DE ADVOCACIA

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram