MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes encerra ação contra homem que tentou furtar pares de chinelos
Furto ínfimo

Moraes encerra ação contra homem que tentou furtar pares de chinelos

Ministro se baseou no princípio da insignificância, uma vez que os itens foram devolvidos e não houve prejuízo ao estabelecimento.

Da Redação

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Atualizado às 16:09

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o trancamento de uma ação penal contra um homem acusado de tentar furtar dois pares de chinelos em supermercado de Sete Lagoas/MG.

Os produtos, avaliados em R$ 29,90, foram devolvidos ao estabelecimento no momento da abordagem.

Ministro considerou a aplicação do princípio da insignificância, destacando a ausência de prejuízo ao supermercado e a falta de periculosidade social da conduta.

 (Imagem: AdobeStock)

STF aplica princípio da insignificância e tranca ação por furto de chinelos.(Imagem: AdobeStock)

Ao analisar o caso, o ministro considerou aplicável o princípio da insignificância, uma vez que não houve prejuízo ao supermercado. Ele também ressaltou que a conduta não apresentou periculosidade social.

Para Moraes, a continuidade da ação configura constrangimento ilegal.

"Consideradas as especias circunstâncias da causa, não há como se extrair da conduta imputada ao paciente - subtração de dois pares de chinelos cuja avaliação, repita-se, corresponde a R$ 29,90 - contornos penalmente relevantes, razão pela qual deve incidir o princípio da insignificância, sobretudo porque não houve qualquer lesão ao patrimônio da vítima, uma vez que os bens foram restituídos."

A decisão foi proferida no HC 251.563, impetrado pela Defensoria Pública de Minas Gerais contra o entendimento do STJ, que manteve o processo sob o argumento de reincidência.

O TJ/MG também havia rejeitado o pedido de arquivamento.

Leia a decisão.

Com informações do STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS