MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hacker suspeito de adulterar processos em SC é preso em operação
Operação Skyfall

Hacker suspeito de adulterar processos em SC é preso em operação

Ação expôs esquema de acesso ilegal e violação de 80 credenciais.

Da Redação

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Atualizado às 14:55

Na segunda-feira, 27, o Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, por meio do CyberGAECO, com apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, em colaboração com a 1ª promotoria de Justiça de Curitibanos, deflagrou a Operação Skyfall, com o objetivo da operação foi desmantelar esquema de acesso e alteração ilegal de dados processuais no Estado de Santa Catarina, resultando na prisão do principal suspeito, um hacker.

A operação cumpriu dois mandados judiciais expedidos pela vara Regional de Garantias de Lages, em Curitibanos: um de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Com o apoio da Polícia Científica, constatou-se que o investigado possuía mais de um terabyte de informações de diversos usuários, compiladas em um sistema próprio que permitia a violação de credenciais e acesso a plataformas privadas, sistemas judiciais e de órgãos de segurança e saúde. 

O suspeito, com histórico de crimes cibernéticos desde a adolescência, é acusado de violar mais de 80 credenciais de usuários com diferentes níveis de acesso, falsificar documentos e adulterar processos para prejudicar a marcha processual.

 (Imagem: Freepik)

Operação prende hacker suspeito de invadir sistemas e adulterar processos judiciais.(Imagem: Freepik)

De acordo com as investigações, ele utilizava ferramentas avançadas para ocultar suas ações e dificultar a detecção das invasões. Documentos e equipamentos foram apreendidos para aprofundar a investigação e identificar possíveis cúmplices.

A Operação Skyfall contou com o apoio do NIS do TJ/SC e da Polícia Científica de Santa Catarina. A colaboração interinstitucional foi fundamental para o sucesso da operação, demonstrando o esforço conjunto no combate a crimes cibernéticos.

"Graças ao trabalho conjunto de inteligência foi possível solucionar mais um caso de golpe que se perpetrava contra o sistema de justiça em Santa Catarina. Isso reforça a importância do trabalho integrado para combater todo e qualquer ataque às instituições e evitar que mais cidadãos sejam lesados", pontuou o coordenador do NIS do TJ/SC, desembargador Sidney Eloy Dalabrida.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...