MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Caso Mércia: Mizael Bispo processa Band por chamá-lo de canalha
Difamação

Caso Mércia: Mizael Bispo processa Band por chamá-lo de canalha

Ex-policial alega que o apresentador do Brasil Urgente, Joel Datena, ofendeu sua honra e que a reportagem prejudica sua reintegração social.

Da Redação

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Atualizado às 15:44

O ex-policial militar Mizael Bispo de Souza, condenado pela morte de sua ex, a advogada Mércia Nakashima, ingressou com duas ações judiciais contra a Band e contra o jornalista Joel Datena.

Mizael alega ter sido alvo de comentários difamatórios e sensacionalistas feitos pelo apresentador no programa Brasil Urgente, que teria exposto sua imagem e honra de maneira excessiva.

Na ação, o autor detalha que, em dezembro de 2024, Joel Datena apresentou reportagem relembrando o caso do homicídio de Mércia Nakashima.

Durante o programa, o apresentador teria utilizado expressões como "canalha" para se referir ao autor, além de abrir espaço para declarações que o acusavam de práticas ilegais e comportamento inadequado, fatos que Mizael nega.

 (Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress)

Mizael Bispo ajuizou duas ações contra Band e apresentador por reportagem no Brasil Urgente.(Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress)

Segundo a inicial, "os fatos narrados e os comentários maldosos não têm relação com o caso pelo qual o autor foi condenado e extrapolam os limites da liberdade de expressão."

Mizael também alega que os ataques públicos prejudicam sua reintegração social e colocam em risco a segurança de seus familiares, que vêm sofrendo humilhações e constrangimentos.

A defesa de Mizael requer que Joel Datena e a emissora sejam proibidos de mencionar o nome de Mizael ou de exibir sua imagem, sob pena de multa diária.

Além disso, solicita que seja assegurado o direito de resposta no mesmo programa e pede uma indenização por danos morais no valor mínimo de 40 salários-mínimos, considerando o impacto das declarações em sua reputação e vida familiar.

Na ação penal, a defesa solicita que a Justiça aceite a queixa-crime e condene o apresentador Joel Datena pelo crime de difamação, com aplicação da causa de aumento de pena prevista no art. 141, § 2º, do CP, devido à utilização da internet como meio de propagação.  Também requer indenização por danos morais, cujo valor será fixado pelo juízo.

Relembre o caso

A advogada Mércia Nakashima, de 28 anos, foi encontrada morta em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, em junho de 2010. Ela era ex-namorada de Mizael Bispo, que foi apontado como responsável pelo crime.

Segundo a perícia, Mércia foi baleada e, em seguida, morreu afogada. A jovem, que não sabia nadar, havia desaparecido no dia 23 de maio daquele ano, após sair da casa dos pais em Guarulhos.

Oito dias após o desaparecimento, Mizael foi convocado a depor e afirmou não ter informações sobre o paradeiro da ex-namorada.

Ele declarou que, no momento do desaparecimento, estava acompanhado de uma prostituta, mas essa pessoa nunca foi localizada. A investigação e o MP o acusaram de cometer o crime por ciúmes e vingança, motivados pelo término definitivo do relacionamento com Mércia.

Evandro Bezerra Silva foi identificado como cúmplice de Mizael, ajudando-o a fugir do local do crime.

Ambos foram condenados por homicídio doloso qualificado, sendo os agravantes o motivo torpe, o meio cruel e a impossibilidade de defesa da vítima. Durante todo o processo, os dois negaram os crimes e alegaram inocência.

Em 2013, Mizael foi condenado em Júri popular no Fórum de Guarulhos. Inicialmente, recebeu uma pena de 20 anos de prisão, aumentada para 22 anos e 8 meses em 2017. 

Em 2024, o réu obteve a progressão para o regime aberto. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS