MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Atraso de salário por si só não gera dano moral, decide TRT-2
Litígios trabalhistas

Atraso de salário por si só não gera dano moral, decide TRT-2

Decisão considerou que a legislação trabalhista já prevê sanção para atraso de salário.

Da Redação

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Atualizado às 15:04

A 18ª turma do TRT da 2ª região decidiu excluir a indenização por dano moral de empregadora a vigilante, afastando o entendimento de que o simples atraso salarial seria suficiente para caracterizar lesão ao patrimônio moral do trabalhador.

 (Imagem: AdobeStock)

Atraso no pagamento de salário, por si só, não gera danos morais.(Imagem: AdobeStock)

O trabalhador alegou que sofreu prejuízos financeiros e emocionais devido ao atraso no pagamento de salários, reivindicando a manutenção da indenização por danos morais concedida na 1ª instância.

Por outro lado, a defesa argumentou que a inadimplência contratual, por si só, não configuraria dano moral, já que a legislação trabalhista prevê penalidades específicas para tais situações.

Ao analisar o caso, a relatora, juíza Adriana Prado Lima, ponderou que a caracterização do dano moral exige a comprovação de conduta ilícita, nexo causal e lesão efetiva.

Segundo a magistrada, "o descumprimento de lei trabalhista, por si só, não enseja indenização por danos morais, ainda mais em casos em que a própria norma já prevê penalidade para o seu inadimplemento."

Para a magistrada, o atraso foi insuficiente para configurar lesão ao patrimônio imaterial do trabalhador e o direito à reparação.

"Admitir o contrário implicaria a banalização do instituto a ponto de permitir que os pedidos de reparação moral adquiram contornos de negócio lucrativo."

Assim, o tribunal reformou a sentença para afastar a indenização, mas manteve a rescisão indireta do contrato, reconhecendo a falta grave da empresa pela ausência dos depósitos de FGTS ao longo de mais de dez meses.

A decisão foi unânime, sendo mantida a condenação no valor de R$ 50 mil, com custas processuais arbitradas em R$ 1 mil.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...