MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro critica Moraes por barrar viagem aos EUA: "Não é um batizado"
Sem passaporte

Bolsonaro critica Moraes por barrar viagem aos EUA: "Não é um batizado"

Ex-presidente afirmou que defesa recorrerá da decisão.

Da Redação

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Atualizado em 17 de janeiro de 2025 09:56

Após o ministro Alexandre de Moraes barrar Jair Bolsonaro de viajar aos Estados Unidos para a posse do presidente Donald Trump, negando a devolução do passaporte do ex-presidente brasileiro, Bolsonaro criticou a decisão.

Em entrevista à Revista Oeste, Bolsonaro afirmou que não estaria indo a uma "festa de batizado", mas ao "evento de posse da maior democracia do mundo".

"Não estou indo para uma festa de batizado da filha ou da neta de ninguém. É um evento de posse da maior democracia do mundo, é um país bélico mais forte do mundo."

O ex-presidente também declarou que recorrerá da decisão. Caso não possa comparecer ao evento, será representado pela esposa, Michelle Bolsonaro.

Entrevista

Nesta manhã, antes da decisão proferida por Moraes, o ex-presidente Bolsonaro concedeu entrevista ao periódico norte-americano The New York Times.

Durante a conversa, ele declarou estar se sentindo "entusiasmado como uma criança" com o convite de Donald Trump e acrescentou que "não está nem mesmo tomando Viagra".

 (Imagem: Ton Molina /Fotoarena/Folhapress - AntonioAugusto/STF)

Bolsonaro criticou ministro Alexandre de Moraes por negar devolução de passaporte.(Imagem: Ton Molina /Fotoarena/Folhapress - AntonioAugusto/STF)

Entenda

O passaporte de Bolsonaro foi apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, da PF, que apura a atuação de organização criminosa suspeita de tentar um golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder.

Na última semana, a defesa de Bolsonaro solicitou ao STF a liberação do passaporte para que ele pudesse viajar aos EUA entre 17 e 22 de janeiro, a fim de acompanhar a posse de Trump, marcada para o dia 20, em Washington.

O ministro Alexandre de Moraes determinou que os advogados apresentassem um documento oficial do governo norte-americano comprovando o convite formal.

Segundo Moraes, a defesa apresentou apenas um e-mail enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro, sem identificação clara do remetente.  

A defesa reiterou o pedido, alegando que o domínio do e-mail era temporário e vinculado à organização da posse, o que seria comum nos EUA. Os advogados argumentaram ainda que a viagem não prejudicaria as investigações em andamento.  

A PGR manifestou-se contra o pedido, ressaltando o caráter privado da viagem, sem relevância pública.

Nesta quinta-feira, 16, o ministro rejeitou o pedido, destacando a falta de documentos oficiais que comprovassem o convite e os detalhes da cerimônia alegada. 

Moraes também citou a admissão pública do ex-presidente sobre uma possível fuga do país para evitar responsabilização penal, além de indícios de apoio à evasão de outros investigados.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS