MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Universidade é condenada por não atualizar nome de aluno trans
Inclusão

Universidade é condenada por não atualizar nome de aluno trans

Colegiado confirmou a condenação por considerar que o uso do nome errado gerou prejuízos ao aluno.

Da Redação

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Atualizado às 13:09

A 30ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão que determinou que uma universidade atualizasse os dados cadastrais de um aluno trans em todos os sistemas e pagasse R$ 5 mil de indenização por danos morais.

Para o colegiado, o uso do nome incorreto causou transtornos e a indenização visa reparar o dano e prevenir novas infrações.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP mantém determinação para que faculdade atualize dados cadastrais de aluno trans.(Imagem: Freepik)

O aluno, após sua transição de gênero, retificou sua documentação oficial e solicitou à universidade que utilizasse o nome civil atualizado. Contudo, parte dos comunicados e sistemas internos continuaram a exibir o nome anterior, o que motivou a ação judicial.

A universidade, em sua defesa, argumentou que já havia iniciado a atualização do nome, mas que ajustes em todos os sistemas demandavam tempo. Alegou também que não houve intencionalidade em causar constrangimento ao aluno.

O desembargador Marcos Gozzo, relator do recurso, considerou incontroverso o uso equivocado do nome. Ele destacou que a indenização visa não só reparar os transtornos, mas também prevenir novas violações.

"A indenização deve abarcar não só a efetiva reparação pelos transtornos, mas também favorecer o desestímulo ao desrespeito da legislação e da própria parte, cumprindo assim sua finalidade axiológica, com a necessidade de imposição de uma sanção ao ofensor para evitar a reincidência", afirmou.

Ao final, o TJ/SP manteve a condenação da universidade para atualização imediata dos dados do aluno e pagamento da indenização fixada em R$ 5 mil.

Leia a decisão.


Quer entender como as decisões do STF impactam na prática a vida da população LGBTI+ e o que ainda precisa ser feito para garantir direitos fundamentais? Participe da aula online no dia 29/1, das 10 às 11h30, com o especialista Paulo iotti. Clique aqui!

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...