Prefeito de cidade mineira proíbe funk em escolas: "cortar pela raiz"
Felipe Carielo, prefeito de Carmo do Rio Claro/MG, afirma que as música do gênero são inapropriadas.
Da Redação
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Atualizado às 14:34
O prefeito Felipe Carielo, de Carmo do Rio Claro/MG publicou um decreto que proíbe a execução de músicas de funk em escolas municipais. O alcaide afirma que as canções do gênero são inapropriadas para o ambiente escolar. O decreto 5.905/25 foi publicado na última segunda-feira, 6.
"Art. 1º Fica proibida a execução de músicas do estilo Funk nas escolas da rede pública municipal de ensino e em eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação."
Carielo afirmou que percebeu, em visitas às escolas, que eram tocadas músicas do estilo Funk, e uma delas chamou a atenção. "Obviamente que os professores, os diretores, têm uma certa preocupação com relação às músicas e as letras que são tocadas. Mas algumas músicas de duplo sentido estavam sim sendo tocadas. É uma música que não deveria passar nem perto da escola e ela estava sendo tocada no ambiente escolar."
Em entrevista ao jornal da EPTV, o prefeito afirmou que, para que o estudante não se acostume a consumir o gênero musical, ele decidiu "cortar pela raiz".
Segundo o prefeito, músicas com letras de duplo sentido de outros gêneros também serão proibidas, seja pop rock, sertanejo etc.
De acordo com a prefeitura, antes do início das aulas, será feita uma reunião com professores e diretores da rede municipal, quando então serão passadas informações detalhadas e orientações sobre como o decreto deve funcionar dentro das escolas.
- Leia a íntegra do decreto.