Dannemann Siemsen apoia Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos
O IPN tem como missão preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro.
Da Redação
segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
Atualizado às 13:20
O Conselho de Administração do escritório Dannemann Siemsen aprovou, no último dia 27/12, um aporte ao IPN - Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos por meio da Lei Rouanet e Incentivo Fiscal.
Este investimento será fundamental para fortalecer as iniciativas de preservação da memória e promoção da pesquisa histórica. O IPN desempenha um papel essencial na valorização da cultura e história negra no Brasil, promovendo a inclusão social e o combate ao racismo estrutural.
O IPN foi criado em 13/5/05, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em diáspora.
As ações continuadas de investigações arqueológicas e pesquisas, manutenção do acervo e atividades educativas realizadas pelo IPN, geram conhecimento que promovem a reflexão sobre a escravidão e suas sequelas para os princípios de igualdade racial no Brasil.