MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça homologa acordo da União de desculpas por racismo no país
Compromisso

Justiça homologa acordo da União de desculpas por racismo no país

União e Educafro formalizaram compromisso em evento marcado para o Dia da Consciência Negra.

Da Redação

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Atualizado às 14:26

A Justiça Federal em São Paulo homologou acordo histórico entre a União e a Educafro Brasil, que inclui pedido público de desculpas pelos impactos da escravização e da discriminação racial no país. O termo firmado reforça o compromisso com a igualdade racial e foi oficializado em evento especial no Dia da Consciência Negra.

O acordo é resultado de ação civil pública movida pela Educafro, que busca não apenas um reconhecimento simbólico, mas também ações concretas de transformação social.

Entre os principais pedidos estão o reconhecimento formal dos danos causados pelo racismo, um pedido de desculpas público da União e a criação de um fundo permanente e sem contingenciamento para promover a igualdade racial no Brasil.

A ação da Educafro também destacou a falta de políticas públicas eficazes para a inclusão da população negra desde a abolição da escravidão, além da persistência de legislações que marginalizam os negros e da omissão do Estado em garantir melhores condições de vida e mobilidade social.

 (Imagem: Daniel Estevão/AscomAGU)

Acordo foi firmado em solenidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra.(Imagem: Daniel Estevão/AscomAGU)

O texto homologado incluiu um pedido formal de desculpas à população negra brasileira, reconhecendo os impactos históricos da escravização e da discriminação racial.

O governo também reafirmou a necessidade de adotar medidas efetivas para combater a desigualdade racial, reconhecendo os esforços institucionais já realizados e a necessidade de sua ampliação.

A homologação do acordo foi realizada pelo juiz Federal Paulo Alberto Sarno, que destacou que o acordo foi regularmente firmado, com as partes devidamente representadas, e que o Ministério Público Federal emitiu parecer favorável à homologação.

Veja a homologação.

"Este acordo é um marco importante na luta contra o racismo estrutural. Ele busca garantir a reparação histórica e criar mecanismos que promovam a emancipação da população negra", afirmou Érico Lima de Oliveira, defensor regional de Direitos Humanos em São Paulo, que atuou no caso.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...