MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco do Brasil é condenado por taxa de 42,41% em financiamento
$$$

Banco do Brasil é condenado por taxa de 42,41% em financiamento

A taxa de 42,41% ao ano foi considerada excessiva pela magistrada, devendo ser ajustada para 19,9% ao ano, conforme o Banco Central.

Da Redação

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Atualizado às 16:17

A 3ª vara Cível de Natal/RN, sob a relatoria da juíza Daniella Paraíso Guedes Pereira, declarou abusiva a taxa de juros remuneratórios aplicada pelo Banco do Brasil em um contrato de financiamento firmado com uma microempresa. A decisão determinou que a instituição financeira ajuste os juros à taxa média de mercado apurada pelo Banco Central, para o período, correspondente a 19,9% ao ano e 1,61% ao mês.

No processo, a dona da empresa alegou quecelebrou contrato de empréstimo bancário com a parte demandada no valor de R$ 141.950,32 a ser pago em 36 parcelas mensais. Entretanto, alegou o contrato apresentava juros abusivos e prática de capitalização mensal, conhecidos como anatocismo.

O Banco do Brasil contestou alegando a legalidade dos encargos cobrados, ausência de cláusulas abusivas no contrato, e defendeu a capitalização de juros e a comissão de permanência. Sustentou ainda que os juros não são limitados a 12% ao ano e pediu a improcedência dos pedidos iniciais.

 (Imagem: Freepik)

Justiça declara abusiva taxa de juros do Banco do Brasil e determina adequação à média de mercado.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a magistrada reconheceu que os juros pactuados no contrato (42,41% ao ano) ultrapassaram o patamar razoável, conforme a taxa de referência do Banco Central, configurando onerosidade excessiva.

Embora tenha negado o pedido de exclusão da capitalização de juros, a magistrada determinou a restituição, na forma simples, das quantias pagas indevidamente devido aos juros excessivos.

Por fim, a juíza destacou que, caso ainda restem parcelas pendentes, os valores a serem devolvidos deverão abater as prestações em aberto, e eventuais saldos serão restituídos.

O escritório Túlio Parca Advogados atua no caso. 

Confira aqui a sentença.

Túlio Parca Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA