MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AGU notifica YouTube para remover fake news sobre estado de saúde de Lula
Desinformação

AGU notifica YouTube para remover fake news sobre estado de saúde de Lula

Procuradoria destacou que tais postagens violam o direito à informação da Constituição e abusam da liberdade de expressão.

Da Redação

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Atualizado às 21:35

A AGU enviou nesta sexta-feira, 13, uma notificação extrajudicial ao YouTube Brasil (Google Brasil Internet Ltda.), exigindo a retirada, no prazo de 24 horas, de vídeos que disseminam informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as publicações, há conteúdos que chegam a sugerir o falecimento do chefe do Executivo.

Por meio da PNDD - Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, a AGU destacou que os procedimentos médicos realizados no presidente ocorreram sem intercorrências, conforme amplamente informado por boletins médicos oficiais.

A AGU argumenta que as postagens configuram desinformação, com o propósito de enganar o público, violando o direito à informação previsto na Constituição Federal (art. 5º, inciso XIV, e art. 220).

Além disso, ressalta que as publicações extrapolam os limites da liberdade de expressão, caracterizando abuso de direito (art. 187 do Código Civil).

A notificação também aponta que as postagens contrariam os próprios termos de uso do YouTube, que proíbem conteúdos em desacordo com a legislação ou que possam causar danos a terceiros.

Segundo a AGU, a disseminação de tais narrativas gera confusão sobre um tema de interesse público e pode impactar a confiança nas instituições, além de afetar a estabilidade política e econômica do país.

Por fim, a AGU ressaltou que alguns criadores de conteúdo utilizam as publicações para arrecadar doações financeiras, o que aumenta a responsabilidade em seguir as diretrizes da plataforma.

 (Imagem: Freepik)

AGU notifica YouTube para remoção de conteúdos com desinformação sobre Lula.(Imagem: Freepik)

Pedido alternativo

Caso o pedido principal de remoção dos vídeos não seja cumprido no prazo estabelecido, a AGU solicita que os conteúdos sejam identificados e marcados com informações corretas, como as constantes nos boletins médicos oficiais, para garantir a transparência e evitar a propagação de desinformação.

  • Processo: 00170.005727/2024-15

Veja a íntegra da notificação extrajudicial.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas