Bradesco promove Ideathon para desenvolver soluções inovadoras com IDD
Banco realiza evento interno para selecionar casos de uso para identidade digital descentralizada, em busca de ainda mais eficiência e melhor experiência para os clientes.
Da Redação
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Atualizado às 12:23
Pilar importante para a economia, a Identidade Digital Descentralizada (IDD) é uma estrutura que permite que o usuário tenha mais controle sobre os seus dados eletrônicos, armazenando, validando e garantindo o acesso a eles. Ela funciona como uma carteira digital, que pode ser armazenada no celular e permite que o usuário escolha o que é mostrado e recolhido nas transações com empresas. De acordo com um estudo da McKinsey, a estimativa é que o PIB nacional possa crescer 13% até 2030 com a adoção do sistema.
Em sintonia com esse movimento, o Bradesco S/A, por meio do inovabra, seu ecossistema de inovação, promoveu um "Ideathon" para mapear casos de uso que visam simplificar jornadas digitais e aumentar a eficiência e fluidez na aquisição de produtos e serviços.
A ação é parte da estratégia de difusão do conceito em toda a organização e visa identificar oportunidades e construir um caminho assertivo para o desenvolvimento da IDD do Bradesco em curto e médio prazo.
Por meio dessa solução, os usuários poderão gerenciar e compartilhar seus dados de forma segura e privada, decidindo quais informações disponibilizar e para quais finalidades, com verificações instantâneas e sem a necessidade de múltiplos cadastros ou senhas.
"Atualmente, um dos principais riscos e inconvenientes é a repetição constante de informações pessoais no momento da aquisição de serviços e produtos, em que dados sensíveis, como o CPF, nome, endereço, foto de documento, score de crédito e outros dados pessoais, são repetidamente utilizados, aumentando os riscos de fraude e roubo de identidade."
"Nosso objetivo é otimizar esse processo para o cliente e a empresa consumidora, oferecendo uma solução que facilita o compartilhamento de credenciais verificáveis em vez de dados sensíveis", explica Renata Petrovic, head de inovação do Bradesco.
O "Ideathon" do Bradesco reuniu diversas áreas e empresas do grupo para propor e desenvolver soluções. Entre os times envolvidos, estão os segmentos de clientes prime e private, Bradesco Cartões e Bradesco seguros, com vida e previdência, saúde, Auto/Re, capitalização, entre outras, garantindo ampla participação de setores estratégicos.
"Ações como o Ideathon oferecem um espaço seguro para ampliar o conhecimento sobre novas tecnologias e para mapeamento de ideias, onde priorizamos a colaboração e o desenvolvimento de iniciativas práticas para resolver desafios reais dos nossos clientes com abordagens criativas", comenta a head.
Além do caso de uso em curso na contratação de cartões adicionais, novos casos foram selecionados para experimentação no início de 2025. Entre as soluções apresentadas, duas foram escolhidas, com foco no setor de saúde, visando alavancar a eficiência dos processos e aumentar a conveniência para os usuários.