Renata Mariz é a nova presidente da AASP
Segunda mulher a presidir a instituição contará com uma diretoria majoritariamente feminina para seguir com a modernização da tradicional Associação que apoia a advocacia de todo o Brasil.
Da Redação
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Atualizado às 15:42
Na manhã desta quarta-feira, 11/12, a AASP - Associação dos Advogados elegeu a nova presidência e diretoria para liderar a maior Associação por adesão da advocacia da América Latina. Renata Castello Branco Mariz de Oliveira será a segunda mulher a presidir a instituição em seus 82 anos de história, fortalecendo o compromisso com a pluralidade e representatividade de gênero nos espaços de liderança.
"Chegar à presidência, dando continuidade ao excelente trabalho realizado pelo presidente André Garcia, será uma oportunidade de seguir com a modernização de nossos produtos e serviços, de reforçar lado humano da advocacia e manter as ações de defesa do Estado Democrático de Direito", diz Renata, que teve aula de Direito nos almoços de domingo com o pai, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, e o avô, Waldemar Mariz de Oliveira. Ela não se lembra de ter pensado em seguir outra carreira senão a advocacia.
"Minha relação com a AASP é de longa data. Acompanhei de perto todos os anos de atuação do meu pai e vi o quanto a Associação é fundamental para o exercício da advocacia e para os profissionais em si, pois auxilia advogadas e advogados que atuam de forma autônoma e precisam de um respaldo para serem ouvidos e poderem exercer a profissão livremente", conta.
Com perfil dinâmico, ela gosta de ir aos fóruns e ter contato com as pessoas. Membro do Conselho Diretor da AASP desde 2017, Renata já ocupou as Diretorias de Recursos Humanos, Facilities e a vice-presidência, o que lhe possibilitou conhecer de perto todo o funcionamento da tradicional instituição.
"Hoje, a AASP tem mais de 360 colaboradores, em diferentes cidades, que se dedicam a fazer o melhor pela advocacia do Brasil. Um dos nossos compromissos é que esses talentos tenham todo o apoio e estrutura para continuar impulsionando a Associação rumo à modernidade e aos novos tempos, sem perder toda a bagagem de mais de oito décadas de trabalho", destaca.
Renata também foi diretora do IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa entre 2010 e 2016, vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Comissão de São Paulo entre 2004 e 2006 e conselheira fundadora do MDA - Movimento em Defesa da Advocacia.
Para seguir com a missão de facilitar e potencializar o dia a dia da advocacia brasileira, a presidente Renata contará com a vice-presidente Paula Lima Hyppolito, com a diretora administrativa Clarisse Frechiani Lara Leite, com diretor de Produtos, Serviços e Tecnologia Antonio Carlos de Oliveira Freitas, com diretor Cultural Rogério Lauria Marçal Tucci, com a diretora Financeira Luciana Souza, com o diretor Jurídico Leonardo Guerzoni Furtado de Oliveira e com a diretora adjunta Ana Cândida Menezes Marcato.