MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ mantém juiz afastado por suspeita de tentativa de golpe de Estado
Afastamento

CNJ mantém juiz afastado por suspeita de tentativa de golpe de Estado

PF diz que Sandro Vieira teria participado de documento sobre eleições.

Da Redação

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Atualizado às 09:34

O CNJ decidiu, nesta terça-feira, 10, manter o afastamento cautelar do juiz Federal Sandro Nunes Vieira, citado em relatório da PF que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 36 acusados por tentativa de golpe em 2022.

Por decisão unânime, o CNJ confirmou a medida do corregedor-nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, que, em 28 de novembro, determinou o afastamento de Sandro Nunes Vieira.

A decisão foi tomada após ofício do ministro Alexandre de Moraes, do STF, informando a citação do magistrado nas investigações. Apesar disso, o juiz não foi formalmente investigado no inquérito.

Conforme o relatório da PF, Sandro Vieira teria participado da elaboração do documento encomendado pelo PL ao IVL - Instituto Voto Legal, que questionava o resultado das eleições de 2022 e alegava supostas fraudes nas urnas eletrônicas.

 (Imagem: Ajufe)

CNJ mantém afastado juiz citado em relatório sobre tentativa de golpe.(Imagem: Ajufe)

Sessão reservada

A sessão do CNJ foi realizada de forma reservada, sem transmissão pública. Segundo o ministro Mauro Campbell, o julgamento ocorreu em sigilo devido ao caráter confidencial do processo disciplinar.

Antes do início da votação, Campbell determinou a saída de todos os presentes que não fossem conselheiros, servidores ou advogados das partes.

"Eu pediria licença a todos, porque eu vou determinar o esvaziamento do plenário e a suspensão da transmissão porque vamos entrar em um julgamento de procedimento em caráter reservado", afirmou o corregedor.

A sessão foi presidida pelo conselheiro Guilherme Caputo Bastos, na ausência do presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

Defesa do magistrado

Em nota, Sandro Vieira negou envolvimento com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e declarou que não emite "opiniões públicas ou juízos de valor sobre processos de conotação política".

O processo tramita sob segredo de Justiça.

Com informações do CNJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP