MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ do Senado fará sabatina com indicados para cargos no governo na próxima quarta
Indicações

CCJ do Senado fará sabatina com indicados para cargos no governo na próxima quarta

Serão sabatinados cinco indicados para cargos no STM, no CNJ e na ANPD. Os perfis dos indicados foram apresentados em reunião recente da CCJ.

Da Redação

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Atualizado às 07:29

A CCJ irá sabatinar na próxima quarta-feira, 9, cinco indicados para cargos no STM, CNJ e Conselho Diretor da ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Para o STM, o indicado é o general Guido Amin Naves. No CNJ, são três nomes: Marcello Terto e Silva, Ulisses Rabaneda dos Santos e Rodrigo Badaró Almeida de Castro. Já para o Conselho Diretor da ANPD, o indicado é Iagê Zendron Miola.

Os relatórios sobre as indicações foram apresentados nesta quarta-feira, 4, em reunião da CCJ. Na ocasião, o presidente da comissão, senador Davi Alcolumbre, concedeu vistas às matérias.

 (Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

CCJ fará sabatina com indicados para cargos no governo na próxima quarta.(Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

Confira os perfis apresentados nos relatórios.

STM

O general Guido Amin Naves foi indicado pela Presidência da República para ministro do STM (MSF 56/2024). O relator, senador Otto Alencar, destacou sua formação em Ciências Militares, com mestrado em Operações Militares e doutorado em Ciências Militares.

Já exerceu funções como chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército e General de Brigada do Comando de Defesa Antiaérea. Atualmente, é Comandante Militar do Sudeste, responsável por São Paulo, com cerca de 20 mil militares.

CNJ

Para o Conselho Nacional de Justiça, três nomes foram indicados.

Marcello Terto e Silva, indicado pela OAB ao cargo de conselheiro (OFS 1/2024), tem como relator o senador Vanderlan Cardoso. Terto possui bacharelado em Direito, três pós-graduações e atua como procurador do estado de Goiás.

É professor desde 2020 em cursos de pós-graduação da Escola Superior de Advocacia Pública do CEJUR/PGE-RJ e da Unirio.

Ulisses Rabaneda dos Santos, também indicado pela OAB (OFS 2/2024), tem como relator o senador Jayme Campos. Formado em Direito pela Universidade de Cuiabá, concluiu especialização em Ciências Criminais.

Foi juiz-membro do TRE de Mato Grosso e procurador-geral do Conselho Nacional do Ministério Público.

Rodrigo Badaró Almeida de Castro, indicado pelo Senado (OFS 7/2024), é relatado pelo senador Eduardo Gomes. Pós-graduado em Direito Econômico pela FGV, Badaró preside a Comissão Nacional de Proteção de Dados da OAB e integra o Conselho Nacional de Proteção de Dados da ANPD.

ANPD

Para o Conselho Diretor da ANPD, a Presidência da República indicou Iagê Zendron Miola (MSF 31/2024), relatado pelo senador Eduardo Gomes. Doutor em Direito e Sociedade pela Università degli Studi di Milano, Miola é professor da Unifesp e coordena o Grupo de Pesquisa Direito, Economia e Sociedade.

Atua na CGU como assessor especial e pesquisa temas de regulação econômica e transição ecológica.

Com informações da Agência Senado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas