Morre, aos 82 anos, o advogado Cid Antonio Velludo Salvador
Cid presidiu a seccional de Ribeirão Preto no triênio 1998/2000 e foi Conselheiro Efetivo da OAB/SP por quatro mandatos.
Da Redação
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
Atualizado às 17:30
Nesta quarta-feira, 4, faleceu, aos 82 anos, o advogado Cid Antonio Velludo Salvador. A causa da morte não foi divulgada pela família.
O velório ocorrerá nesta quinta-feira, 5, às 8h, no auditório principal da sede da OAB de Ribeirão Preto/SP, localizado na rua R. Cavalheiro Torquato Rizzi, nº 215.
O sepultamento será realizado às 14h no Cemitério da Saudade.
Biografia
Cid Antonio Velludo Salvador, natural de Mococa, chegou a Ribeirão Preto no início de 1947, com apenas cinco anos de idade.
Formou-se em Contabilidade pelo Centro Universitário Moura Lacerda em 1960. Três anos depois, ingressou na Faculdade de Direito Laudo de Camargo, da Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto, integrando a terceira turma do curso. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1967.
Ao longo de sua carreira, lecionou em diversas instituições. Atuou como professor de Ciências Contábeis e Direito no Centro Universitário Moura Lacerda (1967-1971 e 2007-2010) e ministrou aulas de redação no Curso Bandeirantes, preparatório para os vestibulares de Direito (1971-1972).
Além disso, lecionou Direito Penal na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar. Durante sete anos, integrou a banca examinadora dos exames da OAB/SP.
Velludo Salvador foi membro ativo da AARP e contribuiu diretamente para a construção da nova sede da entidade, localizada no bairro Ribeirânia. Sua intensa atividade intelectual, marcada por palestras e publicações em jornais e revistas jurídicas, levou-o a ocupar a cadeira nº 20 da Academia de Letras Jurídicas de Ribeirão Preto.
Em 1998, foi eleito presidente da 12ª Subseção da OAB/SP, cargo em que permaneceu por quatro mandatos consecutivos.
Entre 2004 e 2015, atuou como Conselheiro Estadual da OAB/SP, consolidando sua trajetória de liderança na advocacia paulista.
Nota de pesar
Em nota, a OAB/SP manifestou profundo pesar pelo falecimento do advogado.
A OAB/SP manifesta profundo pesar pelo falecimento, nesta data, do advogado Cid Antonio Velludo Salvador, profissional de destacada trajetória jurídica e inestimável contribuição à advocacia.
(...) Contribuiu, de forma ativa, como examinador nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil, ajudando a moldar gerações de profissionais.
Neste momento de tristeza, a OAB SP solidariza-se com os familiares, amigos e colegas de profissão, destacando o legado de ética, dedicação e excelência deixado por Cid Antonio Velludo Salvador.
Para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado, fica a memória da pessoa íntegra e do profissional admirável.
O Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto também se manifestou.
Sentimos muito em comunicar que nesta manhã, o Dr. CID ANTONIO VELLUDO SALVADOR, pai do Professor Titular Alamiro Velludo Salvador Netto, faleceu aos 82 anos.
(...) Foi um dos maiores baluartes da defesa das prerrogativas profissionais, do direito de defesa e do Estado Democrático de Direito.
Apaixonado pela profissão e sempre dedicado a ajudar o próximo, atuou ativamente até seus últimos dias.
A Advocacia Ribeirãopretana perde hoje uma das suas maiores reservas morais e éticas.