Demarest Advogados promove encontro com o tema "Trabalho sem Assédio"
Em debate realizado no dia 29/11, especialistas destacam que empresas precisam enfrentar desafios para tornar processos transparentes, protocolos seguros e canais de denúncia confiáveis.
Da Redação
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Atualizado às 12:07
"Trabalho sem Assédio" foi o tema de mais uma edição do "Life Talk", promovido pelo LIFE - Liderança Feminina em Movimento, da ABRH-SP, realizado na última sexta-feira, 29/11, no Demarest Advogados, em SP.
Um ambiente de trabalho saudável exige respostas firmes ao assédio, com processos claros e canais de denúncia seguros. O evento abordou como enfrentar esse desafio nas empresas, com casos práticos e estratégias eficientes para construir uma cultura corporativa de respeito.
Participaram do debate Maira Liguori, presidente da Think Olga e cofundadora da Think Eva (organizações de inovação social que utilizam a comunicação, aliada à tecnologia e à estratégias de educação, para criar impacto positivo na vida das mulheres do Brasil e do mundo), Fabiana Falcão Gorenstein, diretora de Pessoas e Cultura do Demarest Advogados e da ABRH-SP (Regional Avenida Paulista), Gabriela Augusto, diretora e fundadora da Transcendemos (consultoria em Diversidade de Inclusão), e Mariana Clark, fundadora da Humanizar Consultoria (assessoria em contratação, desenvolvimento organizacional e consultoria especializada em recursos humanos).
De acordo com os palestrantes e organizadores do evento, não se constrói uma cultura corporativa saudável sem trazer respostas contundentes aos casos de assédio. Investir em cursos e letramentos é um meio de transformação cultural, que se prova eficiente na conscientização para o problema.
A resposta institucional, no entanto, precisa estar à altura, avalia a diretora da associação e do Demarest, que apoiou o evento. Por isso, processos transparentes, protocolos seguros e integrados, canais de denúncia confiáveis e mensuração dos casos e resultados parecem ser algo básico, mas ainda se apresentam como um desafio para grande parte das organizações. "Tão importante quanto essas medidas, é promover iniciativas de prevenção, especialmente da liderança, que, muitas vezes, se sente pressionada ou não tem recursos emocionais para lidar com as entregas e a gestão das equipes."
Saiba mais sobre o movimento LIFE
Com a necessidade de expandir oportunidades para que as mulheres possam explorar seu potencial, trocar ideias e desenvolver as habilidades necessárias para criar mudanças positivas em suas comunidades, locais de trabalho e em outros ambientes em que atuam, surgiu o Liderança Feminina em Movimento ou LIFE, como uma evolução do Conalife, congresso realizado em 2016 pela associação com o mesmo objetivo.
O movimento veio com o propósito de dar atenção ao contexto no qual a mulher está inserida e assim ampliar o debate, promover e capacitar a liderança feminina considerando os aspectos individual, familiar, organizacional e na sociedade.
É um movimento constante, representado em um evento anual, em que os temas são trazidos para explorar a evolução da liderança feminina e destacar a vontade de evoluir, de renovar, de se reinventar sempre.