MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Reforma tributária: PV contesta no STF incentivo fiscal a agrotóxicos
Reforma tributária

Reforma tributária: PV contesta no STF incentivo fiscal a agrotóxicos

O partido argumentou que esses benefícios financeiros favorecem práticas nocivas ao meio ambiente e à saúde pública, além de desvirtuar a finalidade da política tributária.

Da Redação

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Atualizado às 17:21

O PV - Partido Verde acionou o STF por meio da ADI 7.755 para contestar a Emenda Constitucional 132/23, referente à reforma tributária, apontando possíveis irregularidades em artigo que concede incentivos fiscais para agrotóxicos. A ação, sob a relatoria do ministro Edson Fachin, é a primeira a questionar pontos da reforma no Supremo.

O partido alega a inconstitucionalidade das cláusulas primeira e terceira do Convênio 100/97 do Confaz - Conselho Nacional de Política Fazendária, que reduzem em 60% a base de cálculo do ICMS, bem como do art. 9º, parágrafo 1º, inciso XI, da reforma tributária. Os dispositivos em questão concedem benefícios fiscais para insumos agropecuários, incluindo agrotóxicos.

 (Imagem: Bruno Stuckert/Folhapress)

PV questiona no STF incentivos fiscais para agrotóxicos previstos na reforma tributária.(Imagem: Bruno Stuckert/Folhapress)

Os advogados do partido argumentam que tais incentivos estimulam o uso excessivo de agrotóxicos, alguns dos quais são proibidos em outros países, e violam direitos fundamentais como o meio ambiente ecologicamente equilibrado, a saúde pública e a integridade física. O texto também aponta que essas normas descumprem obrigações estatais de controle e fiscalização de atividades perigosas.

Além disso, o artigo questionado na reforma prevê que uma lei complementar definirá as operações beneficiadas pela redução de alíquotas, abrangendo insumos agropecuários, fertilizantes e agrotóxicos. Segundo o PV, tais benefícios fiscais se estendem a itens que podem trazer riscos ambientais e à saúde.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas