MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto para garantir advocacia em ações de alimentos é protocolado na Câmara
Indispensabilidade

Projeto para garantir advocacia em ações de alimentos é protocolado na Câmara

Proposta busca assegurar presença obrigatória de advogados em processos de pensão alimentícia, fortalecendo a segurança jurídica e a defesa de direitos.

Da Redação

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Atualizado às 13:36

Foi protocolado nesta quinta-feira, 21, na Câmara dos Deputados, o PL 4.469/24, que propõe mudanças na lei 5.478/68, para assegurar a presença obrigatória de advogados em processos de pensão alimentícia.

A iniciativa, apresentada pelas deputadas Soraya Santos, Luisa Canziani e Coronel Fernanda, atende a uma solicitação do Conselho Federal da OAB. 

O projeto é fruto de estudos conduzidos pela conselheira Federal e presidente da Comissão de Direito da Família da OAB, Ana Vládia Martins Feitosa, e modifica os artigos 2º, 3º, 5º, 6º, 11 e 12 da lei. O texto argumenta que a atuação da advocacia é essencial para garantir a segurança jurídica e resguardar plenamente os interesses das partes, com especial atenção aos direitos de crianças e adolescentes.

Contexto e justificativa

A proposta surge em reação a decisão do STF que flexibilizaram a necessidade de assistência jurídica em ações de alimentos. Em outubro, durante a apresentação da sugestão de projeto à deputada Soraya Santos, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, reforçou o posicionamento contrário da entidade em relação à decisão do STF.

"A OAB agradece às deputadas pela apresentação do PL 4.469/24, que reforça o papel essencial da advocacia nos processos de alimentos, garantindo o respeito aos princípios constitucionais que sustentam a Justiça em nosso país. Este é mais um exemplo do diálogo constante entre a Ordem e o Poder Legislativo em prol do fortalecimento do Estado Democrático de Direito e da proteção dos direitos da cidadania", afirmou Simonetti.

 (Imagem: Freepik)

PL sobre indispensabilidade da advocacia em ações de alimentos é protocolado na Câmara.(Imagem: Freepik)

A proposta

O PL destaca que a participação de advogados é indispensável para assegurar o devido processo legal, especialmente em situações complexas como as previstas na lei de alimentos.

A audiência de caráter uno, que engloba múltiplos atos processuais em uma única sessão - como a resposta do réu, perícias, depoimentos de testemunhas, manifestação ministerial e até mesmo a sentença -, demanda assistência técnico-jurídica.

O texto enfatiza que, sem a presença de um advogado, a parte estaria em desvantagem, comprometendo o contraditório e a ampla defesa. Também destaca que o Ministério Público, embora desempenhe um papel relevante como fiscal da lei, não substitui a atuação técnica e individualizada do advogado, necessária para analisar as particularidades de cada caso e promover a defesa integral dos direitos de seus representados.

Além disso, o projeto reforça a necessidade de proteção aos direitos de crianças e adolescentes, que o STJ já reconheceu como hipervulneráveis, ressaltando que esses direitos demandam especial atenção e cuidado técnico por parte da advocacia.

Com informações do CFOAB.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP