MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Napoleão Nunes Maia Filho é homenageado com obra jurídica
Lançamento

Ministro Napoleão Nunes Maia Filho é homenageado com obra jurídica

Livro "Controle da Administração Pública - Desafios e Tendências: Estudos em Homenagem a Napoleão Nunes Maia Filho" é organizado pelos professores Atalá Correia e Rafael Carneiro.

Da Redação

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Atualizado às 18:19

Aconteceu na última sexta-feira, 8/11, em Recife, o lançamento do livro "Controle da Administração Pública - Desafios e Tendências: Estudos em Homenagem a Napoleão Nunes Maia Filho", organizado pelos professores Atalá Correia e Rafael Carneiro.

Publicada pela Editora Almedina, a obra foi lançada durante cerimônia de posse da nova diretoria da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas (APLJ), no TRF-5, presidida pela professora, advogada e procuradora de Justiça aposentada do MP/PE, Rosana Grinberg, reconduzida ao cargo.

Rosana Grinberg e Napoleão Nunes Maia Filho (Imagem: Reprodução Folha de Pernambuco - Foto: Rafael Melo)

Rosana Grinberg e Napoleão Nunes Maia Filho(Imagem: Reprodução Folha de Pernambuco - Foto: Rafael Melo)

O livro, dedicado ao ministro aposentado do STJ e atual consultor do Carneiros Advogados, Napoleão Nunes Maia Filho, reúne 14 artigos assinados por seus colegas de docência e alunos do mestrado no IDP, com importantes reflexões sobre os desafios atuais do controle da administração pública. 

Rafael Carneiro também assina o artigo "De garantista contramajoritáio a inspirador da reforma legislativa: a contribuição de Napoleão Nunes Maia Filho em matéria de improbidade administrativa", em que relaciona a reformulação da Lei de Improbidade Administrativa de 2021 a posições que o ministro homenageado defendia há anos no STJ.

"Eu não merecia ser homenageado, mas o povo de Pernambuco é muito mais generoso do que o meu demérito. O povo de Pernambuco é grandiosamente aberto para as novidades e as amizades, é assim que eu interpreto, é por eu ter ajudado a construir essa jurisprudência a favor das pessoas mais carecidas de Justiça", comentou o ex-ministro.

Carneiros Advogados