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Acidente

STJ afasta dolo eventual em caso de motorista que matou cinco pessoas

Maioria da 6ª turma votou para afastar a acusação de dolo eventual, enfatizando que não havia intenção de causar os danos, considerando o contexto do incidente.

Da Redação

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Atualizado às 16:30

Por três votos a dois, a 6ª turma do STJ acolheu o pedido de habeas corpus e desclassificou para homicídio culposo a conduta de um motorista acusado de atropelar e matar cinco pessoas em São Luís/MA, afastando assim a competência do Tribunal do Júri. A maioria do colegiado entendeu que a condução não caracterizou dolo eventual, considerando que a dinâmica do acidente, em que o carro caiu de um barranco, foi um fator imprevisível.

O caso

O acidente ocorreu enquanto o motorista, supostamente alcoolizado e dirigindo a 100 km/h em uma via com limite de 60 km/h, perdeu o controle do veículo e atingiu várias pessoas em uma festa infantil. Além das cinco vítimas fatais, outras nove ficaram gravemente feridas.

A acusação argumentou que o réu, ao dirigir em alta velocidade e sob efeito de álcool, assumiu o risco de causar as mortes, configurando dolo eventual.

Já a defesa buscou a desclassificação para homicídio culposo, alegando que o réu não tinha intenção de matar, agindo com culpa consciente.

Voto do relator

O relator, ministro Antonio Saldanha Palheiro, destacou a complexidade de distinguir entre dolo eventual e culpa consciente, argumentando que essa análise cabe ao Tribunal do Júri.

O ministro apontou que o motorista estava 40 km/h acima do limite e apresentava sinais de embriaguez, recusando-se a realizar o teste do bafômetro. Além disso, observou que o réu possuía antecedentes por se envolver em outro acidente, no qual colidiu com uma moto e fugiu do local. Assim, votou por manter a competência do Tribunal do Júri.

Após pedido de vista, o ministro Og Fernandes acompanhou o relator, concordando que o caso deveria ser julgado pelo Tribunal do Júri.

 (Imagem: Freepik)

Para a maioria dos ministros, a dinâmica do acidente, com o carro caindo de um barranco, foi considerada como fator imprevisível.(Imagem: Freepik)

Divergência

O ministro Sebastião Reis Jr. abriu a divergência, votando pela desclassificação para homicídio culposo. Ele considerou que não havia elementos suficientes para confirmar a aceitação do risco de matar por parte do réu, sustentando que a conclusão sobre dolo eventual foi baseada em presunções, sem provas claras.

Além disso, o ministro ressaltou que o acidente ocorreu em uma via conhecida por acidentes anteriores, e que a prefeitura só reforçou a segurança do local após o episódio. A dinâmica do acidente, com o carro caindo de um barranco, também foi considerada como fator imprevisível, o que tornaria o dolo eventual questionável.

Acompanharam a divergência os ministros Rogerio Schietti e Otávio de Almeida Toledo, formando a maioria pela desclassificação da conduta para homicídio culposo e afastando o caso da competência do Tribunal do Júri.

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