MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre, aos 80 anos, o advogado e empresário Fernando Luis Cardoso Bueno
Falecimento

Morre, aos 80 anos, o advogado e empresário Fernando Luis Cardoso Bueno

Desde o início de sua carreira, Cardoso Bueno desempenhou papel central no desenvolvimento do sistema de crédito imobiliário e dos mercados futuros no Brasil.

Da Redação

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Atualizado às 07:29

No último domingo, 3, faleceu o advogado e empresário Fernando Luis Cardoso Bueno, deixando um legado marcante no mercado de capitais brasileiro e na área jurídica. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1966, Fernando complementou sua formação com um curso de extensão em Administração Financeira pela Universidade de Stanford, em um programa da USAID.

Desde o início de sua carreira, Fernando Luis Cardoso Bueno desempenhou papel central no desenvolvimento do sistema de crédito imobiliário e dos mercados futuros no Brasil. Atuou como diretor da São Paulo-Minas Crédito Financiamento e Investimentos S.A., e foi membro do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo entre 1974 e 1976. Em 1974, participou da primeira reunião das associações de analistas financeiros representando a ABAMEC, junto com Thomás Tosta de Sá.

Fundador e vice-presidente do Sistema Nacional de Compensação de Negócios a Termo com Mercadorias S.A., entre 1977 e 1981, Fernando liderou a implementação dos mercados futuros de café, ouro e gado. Também foi vice-presidente da Corretora Bueno, Vieira, Pereira Lopes Associados, onde estruturou a negociação de ouro ativo financeiro. Em 1981, fundou a Santa Fé Investimentos, uma das pioneiras a obter autorização da CVM para gerir fundos de investimento, onde atuava como CEO.

 (Imagem: Divulgação)

Fernando Luis Cardoso Bueno.(Imagem: Divulgação)

Além de sua contribuição ao mercado financeiro, Fernando dedicou-se à benemerência, sendo membro ativo da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e 1º Tesoureiro da Associação Lar da Benção Divina, entidade que assiste mais de 500 crianças e adolescentes.

No setor agrícola, liderou um importante projeto no Tocantins, contribuindo para o desenvolvimento regional através da produção de soja, milho e integração lavoura-pecuária. Como advogado, destacou-se na defesa de questões territoriais envolvendo os Estados do Tocantins, Piauí, Bahia e Maranhão.

Fernando Luis Cardoso Bueno deixa sua esposa Silvia, seus quatro filhos Sergio, Paulo, Marcelo e Fernanda, além de oito netos.