PG Advogados lança o PG Lab, Laboratório de Inovação & IA
O laboratório foca no desenvolvimento e experimentação tecnológica que visa ampliar as capacidades do escritório e oferecer soluções avançadas para empresas de vários tamanhos e segmentos.
Da Redação
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
Atualizado em 5 de novembro de 2024 08:48
Nesta terça-feira, 5 de novembro, o PG Advogados lança o PG Lab, Laboratório de Inovação & IA (Inteligência Artificial), no Distrito (av. Rebouças, 1585 - Pinheiros, São Paulo), a partir das 18h. O laboratório foca no desenvolvimento e experimentação tecnológica que visa ampliar as capacidades do escritório e oferecer soluções avançadas para empresas de vários tamanhos e segmentos.
Líderes e especialistas de inovação debaterão sobre "Como um espaço de colaboração, experimentação e desenvolvimento de soluções tecnológicas pode aumentar a eficiência e modernizar a prática jurídica", com destaque para a participação de Ellen Gonçalves, CEO do PG Advogados, e Gustavo Maganha, gestor de inovação e responsável pelo PG Lab, em um debate sobre o potencial da colaboração tecnológica no aumento da eficiência jurídica. Também estarão presentes Lucas Infante, CEO & Founder na Food to Save, e Elias Abdala, Vice-presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos da Microsoft Brasil.
Concebido como um ecossistema colaborativo, o PG Lab se posiciona como um ambiente controlado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas para o setor jurídico. Ellen Gonçalves o define como uma "sandbox" para o desenvolvimento de tecnologias que otimizem operações de forma segura e ética. "Nosso setor está em transformação profunda, e o PG Lab é o reflexo do nosso compromisso com essa mudança. Criamos um espaço que antecipa tendências e oferece soluções práticas e personalizadas para desafios da economia, gestão de riscos e estratégia processual", diz Ellen.
O Laboratório também terá foco em dados e treinamentos para fomentar uma cultura de experimentação e melhoria contínua. "Esse ambiente nos permite testar novas soluções, avaliar impactos e medir riscos antes de implementá-las em grande escala. Nosso objetivo é transformar práticas e criar valor real para empresas," afirma Gustavo Maganha.
Um dos resultados já alcançados são a economia de 500 mil minutos em tarefas operacionais com uma ferramenta de automação própria, desenvolvida para agilizar processos administrativos usando IA. A expectativa é que essa tecnologia possa redefinir a dinâmica de departamentos jurídicos e ampliar o escopo de atuação em operações internas.
Inovação contínua e colaboração
O Laboratório está estruturado em três pilares: desenvolvimento de soluções em IA, análise de dados e capacitação contínua de profissionais. A agenda de lançamento inclui workshops sobre IA, transformação digital e design de soluções, além de um roadmap estratégico de inovação que será atualizado periodicamente e acessível a parceiros do setor jurídico.
"Nosso laboratório é uma referência para o mercado. Já são mais de 30 agentes de IA desenvolvidos para automação de processos internos, processando mais de 50 mil documentos. Buscamos criar um impacto positivo e estabelecer novos padrões de eficiência para o setor," conclui Maganha.