Ministro André Mendonça explica legado da Universidade de Salamanca
S. Exa. ressaltou ensinamentos do "eterno reitor" da Universidade, Miguel Unamuno.
Da Redação
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
Atualizado em 5 de novembro de 2024 11:19
Em entrevista ao Migalhas, ministro André Mendonça destacou a importância histórica e cultural da Universidade de Salamanca, sede do Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global.
O ministro afirmou que o local respira conhecimento e valores democráticos ao longo de seus mais de 800 anos de existência. Enfatizou a relevância da universidade, fundada no século XIII, e a rica herança de personalidades notáveis, como Francisco de Vitória e Miguel de Unamuno.
Este último é considerado o "eterno reitor" de Salamanca, devido à sua defesa incansável da liberdade de expressão e do diálogo aberto em tempos de intensa turbulência política na Espanha.
Unamuno, explicou Mendonça, viveu o início do regime de Franco, inicialmente com esperança de que o novo governo pudesse estabilizar a Espanha em crise.
Contudo, ao perceber que a transição para a democracia não aconteceria, o acadêmico tornou-se um crítico fervoroso do regime. Em um discurso histórico, proferido na própria universidade e diante de generais franquistas, Unamuno declarou: "Vencereis, pero no convencereis" - "Vencerão, mas não convencerão".
A frase sintetizou seu posicionamento de que o poder deveria ser conquistado pela razão e não pela força.
Esse discurso, no entanto, teve um custo alto para Unamuno, que foi colocado em prisão domiciliar, onde viveu seus últimos dias.
Mendonça frisou que o legado de Unamuno é tão significativo que seu retrato permanece, até hoje, fixo na sala principal, ao lado dos de outros reitores. Essa homenagem é um testemunho do compromisso da Universidade de Salamanca com o debate franco e a liberdade acadêmica.
Veja a fala do ministro:
Salamanca, observou Mendonça, é um símbolo de conhecimento e um marco científico para a Europa, sendo a universidade mais antiga da Espanha e uma das mais tradicionais do continente.
Para o ministro, a cidade e a instituição têm uma importância especial, pois ele próprio participa anualmente do programa de mestrado e doutorado, compartilhando experiências com colegas espanhóis e brasileiros, fortalecendo, assim, laços acadêmicos e culturais.
"A cidade respira conhecimento, e é sempre um privilégio retornar para ensinar e aprender em um ambiente que valoriza o saber e a liberdade de expressão", concluiu Mendonça.
O Evento
Juristas e acadêmicos de renome do Brasil e da Espanha se reúnem na histórica Universidade de Salamanca, na Espanha, para o Congresso Ibero-Brasileiro de Governança Global, evento acadêmico de alto nível que busca discutir a segurança jurídica em investimentos, tema central na agenda internacional.
Realizado em parceria pela Universidade de Salamanca e o IBDL - Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, o evento acontece na histórica Universidade de Salamanca entre 3 e 5 de novembro, e é curado pelos professores-doutores Murillo de Aragão e Nícolas Rodriguez Garcia.