MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hotmart restituirá produtor por retirada de curso sem aviso prévio
Online

Hotmart restituirá produtor por retirada de curso sem aviso prévio

Magistrado ressaltou que, embora a plataforma justificasse o bloqueio por supostas infrações, o contrato previa a oportunidade de correção das falhas, o que não foi respeitado.

Da Redação

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Atualizado às 11:33

O juiz Eduardo Veloso Lago, da 25ª vara Cível de Belo Horizonte/MG, determinou que a Hotmart indenize um produtor de conteúdo por lucros cessantes, após rescisão unilateral, e sem aviso prévio, de contrato de parceria para a venda de seu curso online. O magistrado destacou que, embora a Hotmart tenha justificado o bloqueio com base em supostas infrações, o contrato estabelecia a possibilidade de correção das falhas antes do encerramento, o que não foi observado.

Nos autos, o autor, responsável pelo curso "MSR - Mude sua Rotina", afirmou que, após conquistar um contrato diferenciado com a plataforma devido ao sucesso das vendas, teve seu curso bloqueado e removido sem a notificação exigida em contrato, o que teria causado prejuízos materiais e impacto negativo em sua imagem no mercado.

A plataforma, por sua vez, alegou que o bloqueio se deu em razão de graves infrações cometidas pelo autor, como a orientação a menores para usarem dados de terceiros maiores de idade para acesso à plataforma, o que configuraria, segundo a empresa, um descumprimento dos termos de uso e justificaria a rescisão imediata.

A empresa destacou que, antes do bloqueio, tentou comunicar o autor sobre a necessidade de adequações para manter o curso dentro dos padrões permitidos, porém sem sucesso.

 (Imagem: asaffsouza/AdobeStock)

Autor será indenizado por lucros cessantes desde bloqueio do curso.(Imagem: asaffsouza/AdobeStock)

Ao analisar o caso, o juiz Eduardo Veloso Lago entendeu que, embora a infração tivesse ocorrido, o contrato previa que o autor deveria ser notificado e teria cinco dias para corrigir as irregularidades, o que não foi observado pela plataforma.

"Todavia, ao agir desta maneira em relação ao autor, temos que a ré acabou por rescindir de forma unilateral e írrita o acordo de parceria firmado entre as partes, na medida em que não oportunizou ao autor sanar, no prazo pactuado de 5 dias, a única violação efetivamente constatada aos termos de uso, que consistiu na aula onde menores eram orientados a burlar a idade para criação de conta e utilização da plataforma."

Segundo o magistrado, o contrato não distinguia entre violações sanáveis e insanáveis, e a empresa deveria ter dado ao autor a chance de corrigir as questões apontadas.

Assim, determinou que a Hotmart indenize o autor pelos lucros cessantes correspondentes aos valores que deixou de ganhar entre a data do bloqueio do curso, em junho de 2020, até o fim do prazo de vigência contratual, em outubro de 2021, considerando a média dos valores obtidos anteriormente. 

O advogado Guilherme Moreira atuou na causa. 

Confira aqui a sentença.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...