MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP reconhece remição de pena por aprovação no Enem e Encceja
Estudo

TJ/SP reconhece remição de pena por aprovação no Enem e Encceja

Tribunal determinou nova análise de documentação para conceder benefício a sentenciado.

Da Redação

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Atualizado às 14:55

A 12ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP deu parcial provimento a um agravo de execução penal para reconhecer a possibilidade de remição de pena a um sentenciado aprovado no Enem e no Encceja. A decisão determinou que o juízo de origem analise a documentação apresentada pela defesa para definir a quantidade de dias a serem remidos.

O sentenciado, que cumpre pena de reclusão, solicitou remição de 160 dias de sua pena com base na aprovação parcial em disciplinas do Encceja e nas cinco áreas do Enem. Em primeira instância, o pedido foi negado sob o argumento de ausência de previsão legal para o benefício, conforme o artigo 126 da LEP.

A defesa interpôs agravo, alegando que a aprovação parcial nos exames garante ao sentenciado o direito à remição, conforme entendimento consolidado no STJ e nas normativas do CNJ. A defesa também apresentou provas documentais de aprovação para comprovar o direito ao abatimento.

 (Imagem: Freepik)

Preso terá remição de pena por estudo após aprovação em exames.(Imagem: Freepik)

O relator do recurso, desembargador Heitor Donizete de Oliveira, explicou que, de acordo com a Resolução 391/21 do CNJ, é permitida a remição da pena por aprovação em exames de certificação como o Encceja e o Enem, mesmo para estudos realizados fora da unidade prisional.

O desembargador destacou que a interpretação extensiva do artigo 126 da LEP, aplicada pelo STJ, permite a remição proporcional nos casos de aprovação parcial, incentivando a educação e reintegração social do condenado.

Dessa forma, determinou que o juízo de origem realize nova análise da documentação do sentenciado, a fim de verificar a aplicabilidade do benefício e calcular o número exato de dias a serem remidos, conforme as áreas de conhecimento nas quais o condenado obteve aprovação.

O advogado Yan Pessoa Batista atua no caso.

  • Processo: 0003619-65.2024.8.26.0496

O caso tramita em segredo de Justiça.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS