MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz manda anular marca Xantyplus por semelhança com Xantinon
Marca

Juiz manda anular marca Xantyplus por semelhança com Xantinon

Magistrado considerou que a semelhança poderia induzir confusão entre consumidores, afetando a originalidade e identidade do produto já existente, garantindo a proteção dos direitos da marca pioneira.

Da Redação

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Atualizado às 16:25

O juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, da 25ª vara Federal do Rio de Janeiro, acolheu o pedido da União Química Farmacêutica e declarou a nulidade do registro da marca Xantyplus, pertencente à Forhelth Nutricional, fundamentando a decisão na similaridade com a marca Xantinon.

Na ação, a União Química argumentou que o registro da marca Xantyplus pelo INPI induzia consumidores ao erro pela semelhança fonética e pelo uso do prefixo "xant", já protegido por sua família de marcas Xantinon.

Em defesa, a Forhelth alegou a incompetência da Justiça Federal para julgar a questão e perda de interesse processual, uma vez que havia renunciado ao registro antes da ação.

 (Imagem: Reprodução)

Magistrada determinou que a Forhelth interrompa o uso comercial da marca em 60 dias.(Imagem: Reprodução)

No entanto, ao analisar o caso, o juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes destacou o princípio da anterioridade, ressaltando que a marca Xantinon e outras da mesma linha, registradas desde 1943, asseguram proteção contra novos registros similares no setor de medicamentos e suplementos.

Além disso, o magistrado também frisou que o uso do prefixo "xant" nas duas marcas, ambas destinadas à saúde do fígado, poderia levar os consumidores a associar Xantyplus ao portfólio da União Química. Ademais, considerou que o ato administrativo do INPI justificava a competência da Justiça Federal. 

Assim, o magistrado declarou a nulidade do registro de Xantyplus e determinou que a Forhelth interrompa o uso comercial da marca em 60 dias, sob pena de sanções.

O escritório Denis Borges Barbosa Advogados atua no caso.

Confira aqui a sentença.

Denis Borges Barbosa Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...