MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz afasta carência e determina cobertura de urgência a bebê de dois meses
Saúde

Juiz afasta carência e determina cobertura de urgência a bebê de dois meses

Magistrado considerou ilegal a negativa da operadora, destacando que a lei exige cobertura de urgência após 24 horas de vigência do contrato.

Da Redação

domingo, 3 de novembro de 2024

Atualizado às 18:11

A Justiça ordenou que operadora de saúde autorize e custeie tratamento médico de emergência de uma paciente infantil, apesar do período de carência contratual. Decisão é do juiz de Direito Jefferson Félix de Melo, da seção B da 19ª vara Cível de Recife/PE.

Trata-se de uma ação de obrigação de fazer com pedido de tutela de urgência, proposta por uma bebê de 2 meses contra o seu plano de saúde, devido à negativa de internação hospitalar por parte do plano de saúde, que alegou período de carência contratual.

 (Imagem: Freepik)

Plano de sáude deve custear atendimento de urgência a bebê, decide juiz.(Imagem: Freepik)

A criança apresentou grave quadro respiratório e necessitava de cuidados emergenciais. Ela foi levada ao Hospital Santa Joana, mas teve sua internação recusada por estar dentro do período de carência do plano de saúde.

O plano chegou a encaminhá-la a uma unidade pública, onde também não teria recebido atendimento adequado. Diante disso, a família retornou ao Hospital Santa Joana, mas a internação foi novamente negada, apesar das recomendações médicas que indicavam a urgência do caso.

A decisão judicial ressaltou que a legislação brasileira exige cobertura de procedimentos de urgência após 24 horas de vigência do contrato, considerando ilegal a negativa da operadora.

Diante dos fatos, o magistrado deferiu em parte a tutela de urgência e determinou que a operadora de saúde garantisse a internação em UTI e o tratamento conforme a prescrição médica, sob pena de sanções severas, incluindo a possibilidade de proibição de venda de novos planos e o fechamento temporário da empresa caso a ordem não seja cumprida.

O escritório TSA | Tenorio da Silva Advocacia atuou pela recém-nascida.

Leia a decisão.

TSA | Tenorio da Silva Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...