PGR avoca ao STF investigação de esquema de compra de decisões no STJ
O pedido está sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin, por prevenção.
Da Redação
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Atualizado às 13:38
O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, avocou ao STF todas as investigações criminais em trâmite no STJ que envolvam desembargadores, servidores e terceiros, no contexto de supostos atos de corrupção associados ao lobista Andreson de Oliveira Gonçalves. O pedido está sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin, por prevenção.
A investigação, parte de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, mira um esquema de compra de decisões judiciais que, segundo a apuração, teria contado com a participação ativa de Gonçalves. Nesta quinta-feira, 24, o lobista foi alvo de buscas e apreensões em meio ao desdobramento da operação, que busca indícios de corrupção e manipulação judicial no TJ/MS.
O nome de Andreson Gonçalves surgiu nas investigações após a apreensão do celular de Roberto Zampieri, advogado assassinado no final do ano passado em Cuiabá. A análise do conteúdo do aparelho revelou diálogos que indicam o envolvimento do lobista em um esquema que visava influenciar decisões judiciais em tribunais de segunda instância. Segundo a PF, as conversas no dispositivo de Zampieri apontam a possível atuação de Gonçalves na tentativa de corromper desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.