Obra em homenagem ao ministro Sanseverino será lançada em 5/11 no STJ
Evento de lançamento dos dois livros acontecerá no Espaço Cultural do Tribunal, às 18h30.
Da Redação
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Atualizado às 08:35
No próximo dia 5 de novembro, será lançada obra, dividida em dois volumes, em homenagem ao saudoso ministro Paulo de Tarso Sanseverino: Direito Privado Vol. I - Direito Civil; e Direito Privado Vol. II - Direito Empresarial, Processo e Arbitragem.
O evento de lançamento ocorrerá em Brasília, no Espaço Cultural STJ, das 18h30 às 21h, e reunirá juristas, amigos e admiradores que prestarão tributo à trajetória do respeitado ministro, falecido em abril de 2023.
Os livros são coordenados pelo ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva e pela professora Ana Frazão. "Poucas autoridades em Brasília eram tão estimadas e admiradas quanto o Ministro Sanseverino, que se destacava não apenas pelas suas inquestionáveis qualidades intelectuais, mas também por suas virtudes morais", destacam os coordenadores.
A obra foi organizada para destacar a significativa contribuição de Sanseverino ao Direito brasileiro. Com a participação de mais de 100 autores, os 67 artigos que compõem os livros exploram os principais votos e ensinamentos do ministro, conhecido por seu profundo conhecimento em Direito Civil e Empresarial.
O primeiro volume é dedicado ao Direito Civil, abordando temas como contratos, danos morais, responsabilidade civil, direitos reais e Direito de Família. Já o segundo volume trata do Direito Empresarial, com ênfase em contratos empresariais, Societário, insolvência e recuperação de empresas, Direito do Consumidor, Processo Civil e Arbitragem.
Ministro Sanseverino, admirado não só por suas qualidades intelectuais, mas também por sua integridade e generosidade, deixou um legado que transcende suas decisões. Sua atuação exemplar inspirou a criação da obra.
"Em seu conjunto, a obra é o registro de uma vida dedicada ao Direito e à justiça, que continua sendo exemplo e inspiração para todos nós", afirmam os coordenadores.
O lançamento do livro será uma oportunidade de recordar e celebrar as inúmeras contribuições deixadas pelo ministro Sanseverino, cuja memória continua a inspirar novas gerações de juristas.