MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Não é decoreba, é buscar vocação", diz ministro Benedito Gonçalves sobre Enam
Exame Nacional da Magistratura

"Não é decoreba, é buscar vocação", diz ministro Benedito Gonçalves sobre Enam

Segunda edição do Exame da Magistratura foi realizada no último domingo, 20, e teve mais de 23 mil participantes.

Da Redação

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Atualizado às 10:10

Mais de 23 mil pessoas participaram, neste domingo, 20, da segunda edição do Enam - Exame Nacional da Magistratura. A prova foi aplicada em todas as capitais brasileiras e é pré-requisito para bacharéis em Direito prestarem concursos públicos para ingresso na carreira de juiz. 

Sobre o Enam, a TV Migalhas conversou com o ministro Benedito Gonçalves, diretor-geral da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, organizadora do exame. Mesmo utilizando óculos escuros por recomendação médica após um procedimento de cirurgia de catarata, o ministro gentilmente aceitou a entrevista. 

S. Exa. destacou que o "provão" busca encontrar vocacionados para a magistratura.

"O Exame Nacional da Magistratura procura a vocação do juiz. Não é uma prova de decoreba, não é uma prova de ficar por dentro da legislação e da doutrina. É muito mais. O candidato tem que ter conhecimento profundo de direitos fundamentais, caráter humanístico, que é fundamental, e ética. A ética do magistrado é muito cobrada."

Benedito Gonçalves ainda destacou o papel de inclusão que tem o Enam, que busca dar caminho de igualdade a todos os candidatos, alcançado pessoas negras, indígenas e com deficiência.

Assista:

Organizado pela Enfam, o exame tem como banca examinadora a FGV Conhecimento. De 33.147 pessoas cadastradas em todo o Brasil, 23.325 estiveram presentes, totalizando uma abstenção de 30%.

Benedito Gonçalves acompanhou a realização do Exame em uma estrutura instalada na sede da Escola, com monitoramento dos locais de prova em tempo real.

O ministro destacou que, com esta prova unificada, os Tribunais de Justiça e os Federais Regionais podem economizar com concursos, já que o exame funcionará como um "primeiro filtro".

Resultados

A divulgação do gabarito preliminar da prova está prevista para esta terça-feira, 22. O prazo para interposição de recursos será das 16h do dia 23 de outubro às 16h do dia 24 de outubro, no horário de Brasília. O gabarito definitivo e a relação nominal do resultado preliminar da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no dia 19 de novembro.

Outras informações estão na página de acompanhamento da segunda edição do Enam.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas