MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. /asbz e Insper promovem evento sobre as transformações digitais do Direito
Inovação

/asbz e Insper promovem evento sobre as transformações digitais do Direito

Evento reuniu especialistas de diversas áreas para discutir a convergência de temas jurídicos com tecnologia e inovação.

Da Redação

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Atualizado às 18:13

Em evento realizado no Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, o escritório de advocacia /asbz promoveu ontem, 16/10, o painel "Desafios e Oportunidades para o Direito, Tecnologia e Inovação". O encontro, realizado em parceria pelas duas instituições, reuniu renomados especialistas do Brasil e do exterior para discutir como os avanços tecnológicos estão transformando o cenário jurídico e suas possíveis consequências.

Durante o evento, foram explorados temas essenciais para o futuro do Direito e a implementação de práticas inovadoras em escritórios e o impacto em processos tradicionais.  

"O avanço da tecnologia impõe um ritmo acelerado de transformações, e o setor jurídico precisa estar preparado para acompanhar essas mudanças. No /asbz, temos como premissa fomentar um ambiente que estimule a inovação. Esse painel reflete nossa busca constante por soluções que gerem valor para nossos clientes e para a sociedade, cumprindo nossa missão de transcender palavras em ações e em sermos pioneiros no cenário em que estamos inseridos", afirmou Alexandre Gleria, diretor de Inovação e Tecnologia do /asbz.

Além do Alexandre Gleria, entre os convidados estavam Joseph Lee, da University of Manchester, Marcio Souto, managing counsel da United Airlines, além de representantes de empresas como Airbnb, Uber, Meta, Inspira e das professoras Maria Carolina Foss e Vanessa Canado, do Insper. Os especialistas abordaram temas como inteligência artificial, desafios regulatórios, privacidade, segurança de dados e a importância de integrar a tecnologia no setor jurídico.

Ao ser questionado sobre a aplicação eficaz de novas tecnologias e inteligência artificial no setor jurídico, Joseph Lee destacou que o desenvolvimento da inteligência artificial deve ser integrado à formação dos futuros advogados desde o princípio. 

"Tratam-se de ferramentas em constante evolução e a responsabilidade de uso deve ser cultivada desde cedo. É fundamental promover um diálogo sobre como atuar dentro dos parâmetros legais, garantir a cibersegurança e construir uma compreensão sólida sobre o acesso à informação proporcionado pela AI. É igualmente importante entender os limites dessa tecnologia - saber quando e como não utilizá-la, permitindo uma aplicação mais assertiva e capacitando os profissionais a integrá-la de maneira estratégica no dia a dia", finalizou. 

Na segunda palestra, que abordou os principais impactos da reforma tributária para as empresas de tecnologia - tema crucial para entender como as novas regulamentações fiscais afetarão o setor - Marcela Adari, advogada especialista em Direito Tributário do /asbz, deu ênfase à importância dos debates sobre a responsabilidade solidária atribuída às plataformas digitais nas transações que intermedeiam, especialmente quando o fornecedor não emite o documento fiscal.

Nesse ponto, ela também alertou para a importância de respeitar os regimes tributários específicos desses fornecedores, como os de nanoempreendedor, MEI e Simples Nacional, e ressaltou como a aplicação dessa carga tributária pode impactar nos preços praticados nesse segmento, o que pode "distorcer as decisões de consumo, situação que deve ser observada à luz do princípio da neutralidade previsto no próprio texto da regulamentação".

Os painéis realizados pelo /asbz, em parceria com o Insper, proporcionaram uma visão abrangente sobre o futuro do Direito, ressaltando a importância da inovação com responsabilidade e adaptabilidade. Com temas cruciais como a reforma tributária e o papel da inteligência artificial, o evento deixou clara a necessidade de que profissionais do setor jurídico acompanhem as transformações tecnológicas e estejam preparados para os desafios que elas trazem.

 (Imagem: Divulgação)

Escritório /asbz, Insper e GTECs debatem o futuro do Direito e suas transformações digitais.(Imagem: Divulgação)

/asbz