MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ da Câmara aprova proposta que limita decisão monocrática no STF
Decisões individuais

CCJ da Câmara aprova proposta que limita decisão monocrática no STF

Texto já foi aprovado pelo Senado e agora precisa ser aprovado por duas comissões e pelo plenário da Câmara.

Da Redação

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Atualizado às 14:25

A CCJ da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 9, a admissibilidade da PEC 8/21, que visa limitar as decisões monocráticas no STF e em outros tribunais superiores.

As decisões monocráticas são aquelas proferidas por apenas um magistrado, ao contrário das decisões colegiadas, que envolvem a participação de vários ministros, no caso dos tribunais superiores, ou desembargadores, no caso dos tribunais de segunda instância.

 (Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Proposta que limita decisões individuais no STF avança na Câmara.(Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A PEC 8/21, de origem no Senado, propõe:

  • Proibir decisões individuais que suspendam a eficácia de leis ou atos dos presidentes dos poderes Executivo e Legislativo (Câmara e Senado);
  • Permitir decisões individuais apenas durante o recesso do Judiciário, em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável, com prazo de 30 dias para o julgamento colegiado após o fim do recesso;
  • Determinar o prazo de seis meses para o julgamento de ações que questionem a constitucionalidade de leis após a concessão de medida cautelar, garantindo prioridade na pauta do STF após esse período.

A votação do texto, que já havia sido debatido anteriormente, resultou em 39 votos a favor e 18 contrários.

Críticas de retaliação

O deputado Rubens Pereira Júnior afirmou que a proposta faz parte de um movimento de retaliação ao STF.

"Primeiro, porque o Supremo foi essencial na defesa da democracia e na condução transparente das eleições de 2022", destacou o deputado.

Ele também alegou que a proposta visa "pressionar a Suprema Corte para aliviar o julgamento de criminosos que estão sendo corretamente condenados".

Defesa da democracia

Já o relator da PEC, deputado Marcel van Hattem, defendeu que o objetivo da proposta é preservar a democracia e fortalecer o Poder Legislativo.

"Trata-se de revalorizar o mandato parlamentar. Não é razoável que, em uma democracia, uma única pessoa tenha o poder de, com uma caneta, anular a decisão de todo um Congresso Nacional", argumentou Van Hattem.

A PEC ainda será analisada por uma comissão especial e precisará passar por dois turnos de votação no plenário da Câmara.

Com informações da Agência da Câmara.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...