MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento do livro "A Coisa Julgada no Código de Processo Civil"
Mercado editorial

Lançamento do livro "A Coisa Julgada no Código de Processo Civil"

Com prefácio do ministro Gilmar Mendes, Marcos Meira analisa em livro o conceito de coisa julgada.

Da Redação

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Atualizado às 07:50

Mestre em Direito Processual Civil e doutorando em Direito Administrativo, ambos pela PUC-SP, e presidente da Comissão Especial de Direito de Infraestrutura do Conselho Federal da OAB, Marcos Meira esmiúça em "A Coisa Julgada no Código de Processo Civil(Editora Lumen Juris, 410 páginas) o conceito jurídico previsto no art. 502 do CPC, que se refere à decisão judicial definitiva, sobre a qual não cabe mais recurso. Quando uma sentença ou acórdão transita em julgado, ou seja, torna-se imutável, ela adquire a condição de coisa julgada, e seu conteúdo não pode mais ser alterado pelas partes nem pelo Judiciário.

Na obra, o autor discorre sobre as características gerais do instituto, abordando questões como a sua afinidade com as demais formas de estabilização das decisões judiciais, a diferenciação entre coisa julgada formal e material, os meios e os pressupostos de sua formação.

Com base em obras clássicas do Direito e monografias específicas, também expõe suas ideias, comentando o posicionamento dos tribunais brasileiros a respeito das controvertidas questões que envolvem o tema da coisa julgada em Direito Processual Civil.

O prefácio do livro foi escrito pelo ministro do STF Gilmar Mendes. Já a apresentação é do professor titular da Faculdade de Direito da PUC-SP, Nelson Nery Junior.

Segundo o ministro, "muito embora a coisa julgada seja um dos mais antigos institutos jurídicos, inúmeras foram as alterações ocasionadas pela evolução do ordenamento, assim como pela relação entre as opções do legislador".

Garanta o seu exemplar, clique aqui.

 (Imagem: Divulgação)

Obra "A Coisa Julgada no Código de Processo Civil", de Marcos Meira.(Imagem: Divulgação)