MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST mantém CNHs de devedores suspensas por não impedir locomoção ao trabalho
Execução trabalhista

TST mantém CNHs de devedores suspensas por não impedir locomoção ao trabalho

Colegiado concluiu que suspensão não impede a locomoção, mas apenas a condução de veículos.

Da Redação

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Atualizado às 07:53

A SDI-2 do TST manteve decisão de suspender as carteiras nacionais de habilitação de três empresários paulistas por estarem em dívida com processos trabalhistas.

O colegiado considerou inadequado o recurso, uma vez que a decisão questionada apenas impede os empresários de dirigirem, mas não de se locomoverem.

Os empresários, donos de postos de gasolina e lojas de conveniência, foram condenados a pagar parcelas devidas a um ex-funcionário.

Como não quitaram os valores, o juízo da 51ª vara do Trabalho de São Paulo determinou a suspensão tanto das CNHs quanto dos passaportes dos envolvidos.

 (Imagem: Freepik)

Empresários não conseguem reverter no TST suspensão de carteira de habilitação por habeas corpus.(Imagem: Freepik)

No habeas corpus, os empresários afirmaram que a CNH é essencial para o trabalho - um deles conduz excursões de veículos 4x4 para esportistas, outro é corretor autônomo de imóveis, e o terceiro, advogado.

O Tribunal Regional do Trabalho liberou os passaportes, mas manteve a suspensão das CNHs, destacando que essa medida não restringe o direito de locomoção, já que "a condução de veículo não é a única forma de deslocamento".

Insatisfeitos, os empresários recorreram ao TST, alegando que o habeas corpus também visa proteger outros direitos constitucionais.

O relator, ministro Amaury Rodrigues, destacou que, conforme entendimento da SDI-2, o habeas corpus aplica-se apenas à proteção da liberdade de "locomoção primária", isto é, o direito de ir, vir e permanecer.

No caso, a suspensão da CNH apenas limita a condução de veículos, sem afetar diretamente a liberdade de locomoção dos empresários.

"A suspensão da carteira nacional de habilitação não configura ameaça tutelável pela via do habeas corpus, pois não se trata de documento indispensável ao ir e vir, mas tão somente exigência para a condução de veículos automotores."

Leia a decisão.

Com informações do TST.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...