MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Maioria do STF invalida taxa municipal em instalação de antena de telefonia
Plenário virtual

Maioria do STF invalida taxa municipal em instalação de antena de telefonia

Relator ressaltou que a União detém a competência privativa para legislar sobre telecomunicações, conforme os arts. 21 e 22 da Constituição Federal.

Da Redação

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Atualizado às 17:26

Após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, o plenário virtual do STF, por unanimidade, declarou a inconstitucionalidade da norma do município de Manaus/AM que impunha taxas e exigências adicionais para a instalação de antenas de telecomunicação. Até o momento, seis ministros votaram, todos acompanhando o relator, ministro Gilmar Mendes.

O caso

Na ação, a Abrintel - Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações argumentou que as normas, ao estabelecerem condições adicionais para a instalação e a operação de infraestrutura de suporte para estações de telecomunicação, invadem a competência privativa da União para legislar sobre o tema.

Da mesma forma, afirmou que os municípios não têm competência tributária para instituir taxa de instalação, licença de funcionamento e de compartilhamento (e eventual renovação) de estações de telecomunicação, porque o poder de fiscalização é privativo da União.

Nesse sentido, a associação apontou que as taxas representam bitributação, uma vez que a Anatel já cobra taxa para instalação e fiscalização do funcionamento de antenas.

Voto do relator

O relator, ministro Gilmar Mendes, ressaltou que a União detém a competência privativa para legislar sobre telecomunicações, conforme os arts. 21 e 22 da Constituição Federal.

Gilmar Mendes destacou que a lei geral de telecomunicações e a lei de antenas já regulam a instalação e fiscalização de infraestrutura de telecomunicações em território nacional. Segundo o ministro, as normas municipais violam o princípio da hierarquia legislativa ao impor regras que interferem na legislação Federal.

"Não compete ao município instituir taxa de licenciamento e exercer a f iscalização da estrutura atinente à telecomunicação. O arcabouço legal vigente é claro ao estabelecer a competência da União, consubstanciada na figura da ANATEL, seja pela Lei Geral de Telecomunicações, a Lei Geral de Antenas, a Lei do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações ou as leis sobre normas gerais de direito urbanístico."

 (Imagem: Freepik)

A maioria do STF decidiu pela inconstitucionalidade da lei municipais de Manaus/AM.(Imagem: Freepik)

Voto-vista

O ministro Alexandre de Moraes, em voto-vista, acompanhou o relator e destacou a importância de um ambiente regulatório claro e unificado para o desenvolvimento do setor de telecomunicações.

Moraes reforçou que a duplicidade de cobranças e exigências poderia prejudicar a expansão da infraestrutura, especialmente em um momento de crescente demanda por conectividade no país.

Os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e André Mendonça acompanharam o relator.

Assim, a maioria do STF decidiu, por unanimidade, pela inconstitucionalidade da lei municipais de Manaus/AM, que criava taxas e exigências para a instalação de antenas de telecomunicação, reafirmando que a competência para legislar sobre o tema é privativa da União.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS