MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"
Sustentação oral

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

Ministra destacou ser um dia muito especial em razão de sustentação "tão concatenada, tão bonita", e que não foi lida pelo causídico.

Da Redação

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Atualizado às 16:08

Em sessão da 3ª turma realizada nesta terça-feira, 24, ministra Nancy Andrighi elogiou com efusividade a sustentação oral realizada pelo advogado Bruno Ribeiro de Saboya Moledo: "tão concatenada, tão bonita. Não leu uma palavra!"

Ao iniciar sua fala, o causídico destacou que era sua primeira sustentação oral na Corte, e que a fala era ainda mais emblemática porque o processo envolve o inventário de seu avô, que faleceu há 20 anos.

Aproximadamente na metade do tempo que o causídico tinha para sustentação, ministro Moura Ribeiro, que havia sinalizado pedido de vista, afirmou estar convencido, e acompanhou a relatora, dando ganho de causa para a família do advogado.

A ministra disse que sustentações como aquela, vinda de um jovem advogado, "renovam as esperanças", e elogiou o equilíbrio emocional do causídico diante do caso familiar.

Assista:

O caso

O processo julgado envolve o direito real de habitação sobre um único imóvel a ser inventariado. O imóvel é usado como residência pela viúva desde a morte do homem, 20 anos atrás, enquanto os filhos do falecido, herdeiros do imóvel, vivem em residências alugadas.

A relatora, ministra Nancy Andrighi, entendeu que, em situações excepcionais, o direito real de habitação pode ser relativizado, especialmente quando o cônjuge sobrevivente possui recursos financeiros suficientes para manter uma moradia digna - como no caso, em que a viúva recebe pensão pela morte do falecido, que era procurador Federal.

Diante dos fatos, o STJ deu ganho de causa aos herdeiros. Saiba mais aqui.

O advogado Bruno Moledo atua no escritório Leonardo Espíndola Advogados.

Sustentações orais

Não é a primeira vez que a ministra rende elogios a sustentações orais. Em abril deste ano, o advogado Leonardo Mendes Memoria utilizou aproximadamente dois minutos e meio do total de 15 para manifestação. A ministra elogiou e agradeceu a forma sucinta e objetiva com que o advogado apresentou as ideias: "é desse tipo de sustentações que precisamos aqui".

Relembre:

Em abril do ano passado, ministro Villas Bôas Cueva tranquilizou um advogado que realizava sua primeira sustentação na Corte. O advogado Adalberto Alves confessou que estava com "frio na barriga". 

Cueva disse: "Não é necessário ter frio na barriga não". Moura Ribeiro completou: "Está muito bem". Ministra Nancy também elogiou a fala.

Reveja:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas