MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Governo reabre RERCT, programa de repatriação de recursos
Regularização tributária

Governo reabre RERCT, programa de repatriação de recursos

Adesão ao programa é de 90 dias a partir da publicação da lei.

Da Redação

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Atualizado às 09:24

O governo Federal publicou, na última terça-feira, a lei 14.973/24 que reabre o programa de repatriação de recursos RERCT-Geral - Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT-Geral), permitindo a pessoas físicas e empresas a regularização de ativos não declarados, tanto no Brasil quanto no exterior. O prazo para adesão ao programa é de 90 dias a partir da publicação da lei.

O RERCT-Geral, em sua nova edição, oferece a possibilidade não apenas de repatriar bens não declarados fora do país, como também regularizar rendimentos não declarados dentro do território nacional.

 (Imagem: Freepik)

Governo reabre programa de repatriação de recursos.(Imagem: Freepik)

Com isso, os contribuintes poderão regularizar esses recursos mediante o pagamento de 15% de imposto de renda e uma multa também de 15%, cenário consideravelmente mais vantajoso do que as alíquotas e multas ordinárias, que poderiam atingir 27,5% e 75%, respectivamente, em caso de autuação fiscal para pessoas físicas.

Nova edição

Essa não é a primeira vez que o RERCT é implementado. A primeira edição do programa foi em 2016, alcançando uma arrecadação expressiva de R$ 45 bilhões. Uma rodada subsequente, realizada em 2017, não atingiu as expectativas de arrecadação. Apesar da Receita Federal não ter divulgado uma meta específica de arrecadação para esta nova edição, o mercado financeiro projeta que a medida seja uma estratégia do governo para caminhar em direção ao equilíbrio fiscal, dada a abrangência ampliada do programa.

A legislação determina o dia 31 de dezembro de 2023 como data limite para que os recursos possam ser incluídos no regime de regularização, mas detalhes adicionais sobre a operacionalização do RERCT devem ser feitos em regulamentação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...